Alunos aprendem Português e Matemática customizando roupas e materiais

167 0

Da Redação – Reutilizar, construir e aprender. É desta forma que os alunos da EE Dulce Ferreira Boarin, no Centro da Capital, trabalham conceitos de Português e Matemática. Há 2 anos, conteúdos das duas matérias são trabalhados durante a disciplina eletiva “oficina de customização”. A unidade é de período integral e realiza essas atividades como parte do “Projeto de Vida” dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Nas aulas, os alunos customizam desde roupas até materiais escolares como cadernos, lápis e canetas, que eles mesmos trazem de casa. O processo evidencia como conceitos aprendidos nas disciplinas regulares são usados na vida real. Para fazer uma barra de calça, por exemplo, é necessário entender sobre medidas; para comprar as ferramentas certas é preciso ler e interpretar rótulos; e para comercializar os produtos é importante saber calcular lucro e porcentagem. “Os alunos são muito curiosos e gostam de construir, fazer algo com as próprias mãos e ver o resultado daquilo aplicado, na prática”, conta a professora de português Elisabete Cristina Zacarias.

Moda sustentável – No ano passado, ao final da oficina, os alunos promoveram um desfile com as roupas que produziram através dos moldes, além de um bazar para comercializar as produções. “Eu reaproveitei várias roupas que tinha na minha casa, mas ninguém usava”, conta a aluna Kaylane Cristina da Silva Ferreira. Para o diretor Itamar Pereira, a aula estimula os estudantes e suas famílias a empreender. “É uma oportunidade de amadurecimento e crescimento de toda a comunidade”, conta.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos aprendem Português e Matemática customizando roupas e materiais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *