Alesp aprova medida para estimular a produção de alimentos orgânicos

1388 0

 

O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis…

Fernando Pessoa

Assembleia Legislativa de SP aprova medida para estimular a produção de alimentos orgânicos

Tornar os alimentos orgânicos mais baratos e incentivar seu consumo e produção: com esse objetivo, os deputados paulistas aprovaram medida que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo). O projeto de lei é fruto dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, criada em 2012 na Alesp, que desde então vem atuando com propostas relacionadas à sustentabilidade. “Enxergamos a necessidade de uma alimentação saudável, livre de defensivos agrícolas, para todos. Alimento orgânico não pode ser algo exclusivo de quem vai comprar em tal supermercado, com um preço pouco acessível. Toda a população tem o dinheiro de alimentar-se de forma saudável”, apontou a deputada Ana do Carmo, autora da iniciativa junto com o deputado Aldo Demarchi (DEM). Segundo Demarchi, o projeto é fruto de uma discussão ampla com os produtores orgânicos, técnicos das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente e da iniciativa privada. “Como a lei contempla incentivos, provocará o barateamento desses produtos”, afirmou o deputado do Democratas. Uma das metas previstas com a criação da Peapo é ampliar e fortalecer o consumo de produtos agroecológicos e orgânicos, com ênfase nos mercados locais e regionais. A proposta prevê que o Estado coopere com a União, os municípios, as organizações da sociedade civil e outras entidades privadas que atuem no setor. Para tornar-se lei, o projeto ainda depende da sanção do governador Geraldo Alckmin.

Frase:

Esperamos que São Paulo regulamente isso e fortaleça a agricultura familiar, porque esses agricultores estão mais à frente da produção orgânica.

Aldo Demarchi, deputado estadual pelo Democratas, ao comentar o projeto aprovado pelos deputados na Alesp, e que depende apenas de ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin

Frase:

Muitos aposentados eram isentos do IPTU, e agora tem essa taxa aparecendo na conta de água

Chico Bento, vereador por São Caetano, ao criticar a criação da Taxa do Lixo pelo Executivo municipal

Vereadores Jander Lira e Chico Bento são contrários à criação da Taxa de Lixo em São Caetano

Com a distribuição das primeiras contas de água de 2018 pela SAESA, que vem com a nova Taxa de Coleta, Remoção e Destinação Final de Resíduos Sólidos, a já famosa Taxa do Lixo, muitos moradores de São Caetano começaram a protestar nas Redes Sociais e cobrar seus vereadores sobre essa nova cobrança. O projeto de Lei que aprovou essa taxa foi votado no segundo semestre de 2017, quando aumentou as funções do antigo DAE, e alterando o nome da autarquia para SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Com isso a Prefeitura transferiu a obrigação do serviço de coleta de lixo da Prefeitura para a autarquia, recriando a taxa de lixo que aparece agora nas contas de água e não mais no IPTU. “A bancada dos Progressistas votou contra essa mudança, por entender que essa taxa é ilegal”, afirmou o Vereador Professor Jander Lira, que junto com o Líder da Bancada, o Vereador Chico Bento, foram os únicos vereadores contra a mudança”, critica o vereador Chico Bento. Os vereadores querem discutir com a população e encontrar uma solução para reverter a criação de mais essa taxa no serviço público.


VAPT-VUPT

PARQUE LINEAR DE RGS

  • O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT/SP), visitou os moradores do bairro Pedreira, em Rio Grande da Serra, na última sexta-feira (12), para falar sobre os problemas que o grupo vem enfrentando devido à construção do Parque Linear que forçará parte das pessoas a mudarem de local. O imbróglio ocorre desde o final do ano passado. Algumas reuniões com o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) foram realizadas para tentar uma solução para oassunto, mas até o momento nada ficou acordado entre o Poder Executivo e os antigos moradores da área.

MELHOR EM CASA

  • Nesta segunda-feira, dia 15, às 15h, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, irá inaugurar a sede do programa federal Melhor em Casa (Avenida Santo André, 7 – CentroAlto). O local será base de trabalho da equipe multidisciplinar que atende pacientes da rede municipal em domicílio. Durante o evento, a Prefeitura também realizará a entrega de novo veículo, um Chevrolet Spin, que terá uso exclusivo da equipe do Melhor em Casa.

VEM PRA RUA 1

  • Em linha com seu histórico de lutas e em nome da sociedade civil, o movimento Vem Pra Rua convoca mais uma vez a sociedade brasileira para ir às ruas na defesa da Justiça.
    No dia 24 de janeiro de 2018, o TRF-4 terá a oportunidade de confirmar a decisão do juiz Sérgio Moro ao condenar em segunda instância o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse será o maior símbolo do fim da impunidade no Brasil,atestando que a Justiça no país, de fato, funciona igualmente para todos, independentemente de cargo, influência, poder ou dinheiro. Haverá atos em mais de 10 cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. O total de cidades confirmadas e o local de encontro para o Ato está neste link.

VEM PRA RUA 2

  • O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos.

Prefeito Lauro Michels se reúne com a nova diretoria do Ciesp Diadema

O Prefeito de Diadema, Lauro Michels, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, receberam na última semana a nova diretoria do Ciesp Diadema. O novo diretor titular, Anuar Dequech Junior, veio pessoalmente convidar o prefeito e o secretário para a posse dos novos conselheiros da gestão 2018-2021, a ser realizada no dia 31 de janeiro, no auditório da Ciesp. Durante a reunião, o diretor falou sobre as possíveis parcerias que pretende realizar com a Prefeitura de Diadema. “O Ciesp está com uma boa expectativa para fomentar novos negócios na cidade este ano. Juntos com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, queremos fortalecer, além do ramo dos cosméticos, as outras áreas como alimentos, galvanoplastia, autopeças entre outras, e trazer um hotel para a cidade”, comentou o diretor, Anuar Dequech Junior. O prefeito assegurou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está à disposição do Ciesp para trabalhar em parceria. “A administração está de portas abertas para a indústria. Este ano, vamos fazer o novo Plano Diretor em sintonia com a real necessidade de Diadema, preservando as áreas industriais para que possamos gerar mais emprego e renda. Vamos discutir também melhorias e visitar as empresas. Vamos fazer a nossa cidade desenvolver ainda mais”, comentou o prefeito Lauro Michels. Também participaram da reunião o 1º vice-diretor do Ciesp, Edson Aparecido Ribeiro Vasques, o 2º vice-diretor, José Adolfo Simões e o gerente regional, Dario Sanchez. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, diretoria regional Diadema, atua na cidade há 17 anos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alesp aprova medida para estimular a produção de alimentos orgânicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *