Alckmin firma convênio entre Fundação Faculdade de Medicina e a Bolsa Eletrônica de Compras

555 0

Da Redação – O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 7 de fevereiro, convênio que permitirá à Fundação Faculdade de Medicina da USP, gestora do Hospital das Clínicas, utilizar o sistema da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), do governo estadual. Com a assinatura do termo, a Fundação será a primeira organização social que poderá utilizar as aquisições na modalidade de licitação Pregão Eletrônico e pelo procedimento Dispensa de Licitação.

“Hoje temos um fato pioneiro: a primeira assinatura para o CADTERC, que é o cadastro da Secretaria da Fazenda de fornecedores, e a bolsa eletrônica de compras, a BEC, ser fornecida para a OS (Organização Social) Fundação Faculdade de Medicina da USP”, disse Alckmin. “O beneficio para a população é que a OS terá um número de fornecedores muito maior. E através da bolsa e leilão eletrônico acreditamos ter uma economia de 26% nas contas. Com isso, será possível fazer mais com o mesmo dinheiro, em beneficio da população”, prevê o governador.

A adesão deverá gerar uma importante economia de recursos para a Fundação Faculdade de Medicina, que em 2015 realizou 4.567 processos de compra no valor de R$ 301.354.797,82. De acordo com o percentual médio de economia de 25,97% da BEC/SP, o órgão passará a poupar cerca de R$ 78 milhões com esse novo processo de compra. O beneficio pode ser aplicado, por exemplo, na compra de equipamentos hospitalares, medicamentos e produtos químicos usualmente adquiridos pela Fundação.

“A Bolsa Eletrônica de Compras já tem 145 mil itens cadastrados, de trilhos de metrô a seringa hospitalar. Isso já está sendo utilizado para a administração direta, para saúde, educação, todas as áreas de governo. Neste caso específico da Fundação da Faculdade de Medicina, podem se beneficiar dessa plataforma que tem todo o procedimento de leilão, especificações dos produtos, cadastros de fornecedores já testados e qualificados. Além de se beneficiar do volume de compras do Estado”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Helcio Tokeshi.

Os recursos economizados decorrem da ampliação da oferta de produtos e disputa de preços para as compras que serão realizadas. O sistema BEC/SP conta com 67 mil empresas em seu Cadastro Unificado de Fornecedores (Caufesp) e um catálogo composto por 105,3 mil itens de materiais, sendo 1,6 mil sustentáveis, além de 7,6 mil itens de serviços. “Quero destacar esse serviço da Secretaria da Fazenda, que é um exemplo para o Brasil em bolsa de compras”, ressaltou Alckmin.

A Fundação Faculdade de Medicina poderá contar com maior transparência, agilidade e redução de custos operacionais. O Sistema de Gestão da Qualidade, implantado em 2009 e que resultou na conquista da Certificação ISO 9001, contribuiu para elevar o padrão de excelência dos processos de trabalho da BEC/SP, assegurando ao governo estadual, municípios e entidades conveniadas a negociação e a aquisição de produtos e serviços com agilidade, competitividade e custos reduzidos.

O convênio também beneficia o Estado de São Paulo, que terá a base de fornecedores ampliada com a entrada de novas empresas interessadas em participar das licitações realizadas pela Fundação.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alckmin firma convênio entre Fundação Faculdade de Medicina e a Bolsa Eletrônica de Compras"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *