Agita Orquídeas!!! leva saúde, cultura e lazer à população

835 0

Da Redação – A população do Jardim das Orquídeas tem boas opções para aproveitar o sábado (19) com toda a família, sem sair do bairro. A Prefeitura de São Bernardo realiza o Agita Orquídeas!!!, evento que reúne no mesmo espaço orientações em saúde, atividades culturais, esporte e lazer para todas as idades.

A ação é promovida pelas secretarias de Saúde e de Esportes, Sociedade Amigos do Bairro Orquídeas e Fundação Criança. A abertura oficial será às 13h, na Rua Nossa Senhora de Guadalupe, 800, e estão previstas atividades com o Expresso Lazer, oficinas de violão, contação de histórias, práticas esportivas na quadra de futebol e na pista de skate, além de apresentações de capoeira, do Grupo Namastê (samba) e do Projeto De Bem com a Vida.

Os moradores da região também poderão participar de rodas de conversa sobre saúde, que serão formadas durante toda a tarde e discutirão temas específicos como climatério, gravidez, sexualidade, cuidados odontológicos, doenças crônicas e saúde do homem.

Planejado pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orquídeas para estreitar os laços com a comunidade, o evento ganhou forma em conversas feitas com os próprios moradores. A ideia, a princípio, era reunir a população local para esclarecer as mudanças no sistema de marcação de consultas da unidade e tirar dúvidas. “A programação foi sendo incrementada conforme percebemos que, além dos cuidados com a saúde, os moradores tinham outros interesses e necessidades. Assim, costuramos uma série de parcerias para contemplar a todos”, explica o gerente da UBS, Fabio Ugeda.

A UBS Orquídeas não será a única a expor suas atividades e serviços prestados. Equipes da Fundação Criança e do Projeto Vida Nova também falarão sobre a rede de ações realizadas em prol das crianças e adolescentes. “Teremos ainda o depoimento do senhor Anísio, um dos moradores mais antigos da região, que nos contará como surgiu o bairro e outras memórias sobre o desenvolvimento local”, conta Ugeda.

O gerente elogiou a participação da comunidade e diz que os moradores são bastante atuantes, inclusive na divulgação das atividades promovidas no dia a dia pela UBS. “Esse é o primeiro Agita, e esperamos promover vários outros. Nossa ideia é que esse evento se torne periódico.”

A UBS Orquídeas tem cadastrados cerca de 20 mil usuários dos bairros Jardim das Orquídeas, Parque Bandeirantes, Parque Florestal e Jardim Las Palmas. Por mês, realiza média de 1.200 atendimentos médicos e 3.200 procedimentos de enfermagem. Em 2012, foram concluídas as obras de reforma e ampliação da unidade, o que possibilitou instalações mais adequadas tanto aos pacientes quanto aos trabalhadores.

O atendimento prestado à população ganhará reforço com a chegada de mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (serão cinco no total), que iniciará o trabalho em outubro. Há três meses, a UBS alterou o processo de marcação de consultas para torná-lo mais ágil e garantir o cuidado conforme as necessidades de cada munícipe. Agora, os usuários comparecem ao local em dias específicos da semana, que variam de acordo com o território, e são acolhidos pelo médico e pela enfermeira.

A equipe ouve todas as queixas e define a conduta – casos mais simples podem ser resolvidos na hora, e os mais complexos retornam em prazos que variam de acordo com a gravidade.  “É o que chamamos de marcação assistida. Isso nos possibilita organizar melhor a oferta de consultas e ajuda os moradores a criarem o hábito de recorrer à atenção básica. Muitos só procuram as UPAs e não retornam para o acompanhamento na UBS.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Agita Orquídeas!!! leva saúde, cultura e lazer à população"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *