Adultos podem retomar estudos para conquistar o 1º diploma em 2016

776 0

Da Redação – Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo receberá inscrições de jovens e adultos interessados em conquistar o diploma da educação básica em 2016. No ABCD, as matrículas podem ser feitas em uma das 336 unidades de ensino por pessoas que, por algum motivo, precisaram interromper os estudos e querem voltar para a sala de aula no próximo ano.

Além das escolas que oferecem aulas na modalidade regular, conhecida como Educação de Jovens e Adultos (EJA), o cadastro também pode ser feito em um dos 31 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), com carga horária flexível. Apenas em 2015, estas unidades registraram cerca de 88,3 mil matrículas, uma média de 10 registros por hora. A região conta com uma unidade no município de Ribeirão Pires.

Nos CEEJAs, o participante recebe os roteiros de estudos e deve comparecer ao centro quantas vezes forem necessárias para obter orientações, tirar dúvidas com os professores, frequentar oficinas ou palestras desenvolvidas pela instituição e realizar as avaliações parciais e finais.

“A Secretaria reafirma o compromisso com a educação e convida jovens e adultos a retomarem os estudos. Afinal, nunca é tarde para voltar à sala de aula e conquistar o diploma. Os professores são capacitados para receber e orientar aqueles estudantes que já têm alguma experiência e que precisam dar um novo passo”, afirma Virginia Nunes Oliveira, uma das diretoras do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

Os interessados em concluir o Ensino Médio em uma das modalidades da Educação de Jovens e Adultos precisam ter, no mínimo, 18 anos. Já na modalidade regular do Ensino Fundamental, a idade mínima é 15 anos. Para fazer o cadastro, basta comparecer a qualquer uma das escolas estaduais e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. Para os estudantes que já frequentam a rede estadual em 2015, a matrícula é feita automaticamente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Adultos podem retomar estudos para conquistar o 1º diploma em 2016"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *