Acompanhamento e avaliação dos vereadores pela sociedade

1480 0

* Elísio Peixoto – O que os Vereadores fazem na Câmara? Como resolvem os complexos problemas das cidades? Como trabalham? Em que medida efetivamente nos representam? Estas questões devem pautar a agenda de todos os munícipes e eleitores através de um contínuo exercício de cidadania.

Quais os critérios para se avaliar um representante político? Existem vários métodos e seguimos a metodologia do Movimento Voto Consciente, De Olho no Legislativo, observando a atuação dos parlamentares e avaliando suas proposituras, confrontando com os dados públicos divulgados pela Câmara Municipal, tornando nossa opção de método consistente e defensável.

Se o intuito é avaliar mandatos, e consequentemente escolher medidas capazes de construir um ranking de parlamentares, o ideal é que sejam escolhidas medidas capazes de serem quantificadas e qualificadas, deixando o juízo de valor aos munícipes.

A avaliação qualitativa é fundamental, pois o legislador que propôs o maior número de proposições, por exemplo, não necessariamente desempenhou o melhor trabalho. Quantidade de projetos não significa qualidade.

Em nossas análises de proposituras buscamos simplificar os indicadores, pois a objetividade é a melhor característica dos bons critérios, onde criamos listas classificatórias capazes de ordenar parlamentares seguindo parâmetros claramente apresentados.

Elaboramos essas analises de proposituras todos os anos e ao fim de cada mandato, apresentamos uma síntese dos trabalhos de todos os vereadores, com caráter informativo, para que toda a sociedade possa conhecer um resumo das atividades e atuações dos seus representantes públicos.

Dentro desse contexto analisamos toda a produção legislativa, como projetos de leis, projetos de decretos legislativos, requerimentos de informações e indicações ao Poder Executivo; transparência e comunicação; presença nas sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, atos solenes e audiências públicas; e participação em comissões e Mesa Diretora de cada vereador; resumindo de uma forma simples e objetiva o trabalho de cada parlamentar.

O resultado dos nossos estudos reforça o pioneirismo da ASASCS (Associação dos Amigos de São Caetano do Sul), responsável pelo Voto Consciente São Caetano, nas atividades de monitoramente dos atos públicos, através do controle social exercido pela participação popular, na defesa dos interesses coletivos da população; estimulando as demais cidades a acompanhar e avaliar seus vereadores.

Conheça o último estudo do Voto Consciente São Caetano: http://tinyurl.com/Analise-Vereadores-SCS-2014

Somente a participação cidadã, monitorando os atos e cobrando resultados dos eleitos, construiremos cidades melhores.

 

11999860_10206710651420395_1567469576_n* Elísio Peixoto é presidente da ASASCS – Associação dos Amigos de São Caetano do Sul, dirigente do Movimento Voto Consciente São Caetano.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Acompanhamento e avaliação dos vereadores pela sociedade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *