Acidentes de trânsito em São Bernardo caem mais de 50% em quatro anos

626 0

Da Redação – O número de acidentes de trânsito em São Bernardo caiu mais de 50% em quatro anos. As estatísticas da Secretaria de Transportes e Vias Públicas indicam a ocorrência de 10.268 acidentes em 2010 enquanto que no ano passado foram registradas 4.597 vítimas. A redução é atribuída a um conjunto de ações preventivas e de conscientização realizado pela Prefeitura, que prioriza a segurança de pedestres e contempla programas de educação para o trânsito, além de projetos de engenharia de tráfego.

Embora o total de acidentes tenha diminuído, o número da frota de veículos em circulação na cidade cresceu em mais de 100 mil unidades. Em 2010 havia 448 mil veículos licenciados, volume que subiu para 556 mil em 2014. “Em geral, o crescimento de veículos incide em maior número de acidentes, mas em São Bernardo tivemos uma considerável redução na acidentalidade”, disse Regina Romão, chefe de Projetos do Departamento de engenharia de Tráfego. Vale destacar que esses números não incluem a frota circulante, que são veículos que passam pela cidade, vindos de outros locais, o que resulta em grande acréscimo no viário de São Bernardo.

Entre as várias medidas relacionadas à segurança no trânsito adotadas pela Prefeitura podem ser destacadas as melhorias na sinalização viária, que favorecem a travessia segura do pedestre e ordena o trânsito. Somente de agosto a outubro deste ano foram realizados mais de 18 mil metros quadrados de sinalização horizontal e vertical, que compreende pintura de faixas, implantação de semáforos, de placas de advertência, acessibilidade, travessias elevadas e redutores de velocidade.

Além disso, vários programas foram implementados ao longo do período. As ações de educação para o trânsito acontecem durante atividades educativas realizadas com as escolas municipais no Centro de Reflexão do Trânsito (CRT). Ainda neste ano, a Prefeitura participou da campanha Maio Amarelo, desencadeada em nível nacional, e da ‘Travessia Segura’, campanha que tem como personagem o Mister Mão, que atua nos principais cruzamentos da cidade.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Acidentes de trânsito em São Bernardo caem mais de 50% em quatro anos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *