Acervo Sesc de Arte Brasileira inspira projeto “Arte Ocupa”, que recebe obra de Di Cavalcante no Sesc São Caetano

298 0

Da Redação – O acervo Sesc de Arte Brasileira, representa parte significativa do patrimônio institucional e configura-se como importante suporte para o trabalho de ação cultural e educativa na área de artes visuais. Organizada segundo critérios estéticos, históricos e institucionais, tal coleção – que abrange arte moderna, contemporânea e popular – se encontra exposta permanentemente nas unidades do Sesc em todo estado de São Paulo.

Buscando democratizar o acesso a esse precioso patrimônio, o Sesc São Caetano apresenta o projeto “Obra em Foco que procura, a cada edição, promover ora o encontro entre artistas, ora o diálogo com outras linguagens artísticas sempre estimulando a troca de saberes e o respeito a diversidade.

A presente edição que está exposta até 31 de Maio de segunda a sexta das 9h às 21h30 e sábados e feriados das 9h às 17h30, lança luz sobre um dos mais importantes pintores brasileiros do século XX: Di Cavalcanti. A obra Mulataproduzida em 1974, é um convite ao seu universo estético – filiado ao Modernismo – pleno de cores e volumes, onde a representação da mulher negra é apenas uma entre inúmeras temáticas presentes, ao longo de sua carreira. Em comum um tratamento festivo, quase hedonista ainda que constantemente atravessado pela crítica social.

É certo que, no contexto atual, o imaginário de Di Cavalcanti nos incita a múltiplas indagações, mas sobretudo, podemos nos perguntar em que medida é possível ressignificar sua pintura numa perspectiva contemporânea.

Sabemos que a arte pode representar o elemento propulsor de novas formas de pensar. E acreditando no potencial de questionamento que pode ser suscitado no contato direto com a obra, nos mantemos abertos para o diálogo e confiantes no papel fundamental da arte e em nossa ação socioeducativa.

Serviço – Sesc São Caetano, de 4 de Dezembro à 31 de Maio, de segunda a sexta, 9h às 21h30, sábados e feriados, das 9h às 17h30, à Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul. Recomendação etária: Livre. Ingressos: Grátis. Telefone para informações: (11) 4223-8800. Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, das 9h às 21h30, aos sábados e feriados, das 9h às 17h30

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Acervo Sesc de Arte Brasileira inspira projeto “Arte Ocupa”, que recebe obra de Di Cavalcante no Sesc São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *