Acerca de ou há cerca de? Saiba quando devem ser utilizados

284 0

* Osmar Junqueira Lima – Nesta edição da Língua Nossa de Cada Dia, pretendo comentar sobre expressões que sempre trazem muita dor de cabeça para redatores, jornalista, escritores e editores. O uso de ‘acerca de’ e ‘há cerca de’ traz muitas dificuldades para redatores.

Usa-se acerca de quando significa ‘sobre, a respeito de’, exemplo: Conversamos acerca da política nacional, Os políticos discutem acerca da situação econômica do país, ou seja, Conversamos sobre a política nacional, a respeito da política nacional, Os políticos discutem sobre a situação econômica do país, a respeito da economia do país.

Há cerca de indica tempo decorrido, período aproximado de tempo já transcorrido, exemplo: Há cerca de dez anos não vou a Brasília, há cerca de três semanas fui à Câmara Municipal. E para não esquecer, existe o substantivo ‘cerca’ e o verbo ‘cercar’, exemplo: A cerca que separa a fazenda tem uma extensão de dois quilômetros; O fazendeiro cercou sua propriedade.

Tenho notado no noticiário sobre a olimpíada, uma confusão com o uso de nomes próprios locativos. Se o nome próprio foi precedido de artigo plural, o verbo vai para o plural, portanto, deve-se dizer, Os Estados Unidos ‘ganharam’ muitas medalhas, As Cartas Persas ‘são’ uma grande obra; mas se o nome próprio for precedido de artigo singular, o verbo fica no singular, portanto, O Amazonas ‘é’ um grande rio.

Até a próxima!

* Osmar Junqueira Lima é professor de Português (Literatura e Letras Modernas), ex-coordenador do Curso Objetivo e um dos fundadores da Unidade de Santo André do Objetivo e editorialista do site CliqueABC. Contato com o colunista pelo e-mail professor.osmar.junqueira@gmail.com

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Acerca de ou há cerca de? Saiba quando devem ser utilizados"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *