Ação vacina 14,6 mil pessoas contra a Febre Amarela neste domingo em São Bernardo

516 0

Texto: Leandro Baldini – Crédito-fotos: Gabriel Inamine

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo consolidou, neste domingo (04/02), a imunização de 14.608 pessoas contra a Febre Amarela, em ação denominada de “Dia D”, que abriu as 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município para a aplicação da dose, entre 8h e 17h. No sábado, (3), em igual programação, a cidade já havia efetuado o procedimento em 18.645 pessoas. Assim, o resultado do “Dia D” foi concluído com a vacinação de 33.253 doses.

No total, São Bernardo garantiu a imunização de 163.573 pessoas, a partir do início da campanha, no dia 25 de janeiro, número abaixo da expectativa. O resultado representa 22% da meta estipulada, uma vez que a cidade oferta 707 mil doses da vacina. Para garantir 90% de toda a imunização, a Administração estimava que 35 mil doses fossem aplicadas diariamente.

No sábado (4), em ação liderada pelo prefeito Orlando Morando, vários voluntários da Prefeitura percorreram os bairros da cidade, para conscientizar e distribuir materiais explicativos, que alertam para a necessidade de prevenir a doença. “O que compete de esforço da Administração está sendo feito. Já foram registradas mortes pelo País, infelizmente, e o que cabe aqui é concentrar ações estratégicas e de forte empenho para que todos fiquem protegidos”, comentou o chefe do Executivo.

Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura de São Bernardo traçou planos para atingir maior alcance de vacinação. Um dos pontos foi a instituição do Comitê de Combate
à Febre Amarela, que concentrou uma série de profissionais da Secretaria de Saúde e demais pastas para planos de controle e monitoramento.

Entre as estratégias, a inclusão de 102 escolas da rede municipal como pontos de vacinação para aumentar a adesão da cidade, uma vez que os números seguem abaixo do estipulado. Assim, a partir desta segunda-feira (05/02), doses passarão a ser disponibilizadas nas unidades escolares, das 9h às 16h. A vacina está disponível para toda a população, com exceção de pessoas que apresentem algum tipo de contraindicação, crianças menores de 6 meses de idade e adultos acima de 60 anos, que precisam antes passar por avaliação médica.

CASO CONFIRMADO – Na semana passada, o município registrou seu primeiro caso da doença (não foi caso autóctone). O morador, de 33 anos, foi diagnosticado após viajar para a cidade de Mairiporã, em análise feita pelo Instituto Adolfo Lutz.

PANORAMA – O domingo (4) registrou um fluxo tranquilo de vacinação por todos postos de atendimentos na cidade. O atendimento completo durou, em média, 15 minutos e não houve qualquer acúmulo de filas. Em uma das localidades de maior concentração de pessoas, a Vila São Pedro, tudo transcorreu dentro da normalidade, como assegurou a Coordenadora Técnica, Ivonete Barbosa. “Disponibilizamos quatro salas e um quadro de 46 funcionários, sendo um médico, enfermeiros, auxiliares técnicos e administrativos”, comentou. A UBS foi a que registrou o maior número de vacinação ao longo dia: 745 doses. A UBS Vila Dayse foi a segunda com o maior registro de procedimentos concluídos, atingindo a marca de 740 imunizações.

Na UBS Ferrazopólis, uma ação exitosa para a vinda de pessoas foi a interação dos agentes comunitários de Saúde que, por conta de uma feira livre próxima, conseguiu aprofundar abordagem da importância da prevenção à Febre Amarela. “Estava saindo da feira e não sabia se tomava ou não. Mas o que me foi informado, valeu”, destacou o aposentado Edson Aparecido de Souza, 62 anos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ação vacina 14,6 mil pessoas contra a Febre Amarela neste domingo em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *