Ação entre Fundo Social e Secretaria de Cultura arrecada mais de 1,5 mil livros

68 0

Texto: Kati Dias – Fotos: Divulgação

Da Redação – Em uma ação coordenada entre o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo (FSS) e a Secretaria de Cultura e Juventude, a Prefeitura de São Bernardo recebeu a doação de 1.562 livros do Externato Rio Branco e do munícipe Rubens Momezzo. A doação foi feita na última quinta-feira (01/11), no Espaço Troca Livros, no bairro Nova Petrópolis.

A ação contou com a presença da presidente do FSS, Greici Picolo Morseli, do secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, do sr. Rubens Momezzo e de Claudia Amado, representante do Externato Rio Branco, e demais servidores da Cultura. As publicações doadas serão destinadas às bibliotecas municipais e aos projetos de leitura desenvolvidos pela Pasta.

Para a presidente do FSS, Greici Picolo Morseli, a entidade cumpriu uma de suas missões: a de fortalecer os projetos das secretarias municipais, em especial as que fazem atendimento direto ao público. “ Ao receber a proposta de doação de livros de uma escola particular e de um munícipe, a primeira ideia foi a de fortalecer o Espaço Troca Livros e também de incentivar outras escolas a fazer a doação para este local, pois muitas delas trocam seus acervos no final do ano letivo”, afirmou.

O secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, enfatizou a relevância da parceria com o FSS e também o Espaço Troca Livros. “Toda doação é sempre muito bem-vinda. Só para se ter ideia, só em 2018 dos mais de 26 mil livros aproveitados das doações, 12.345 foram do Espaço Troca Livro. Sua primeira função é permitir que aquele leitor que sente necessidade de ter o livro consigo, sem prazo para lê-lo ou devolvê-lo, possa trocar os exemplares que já leu por outros. Entretanto, como a maioria dos frequentadores desse espaço já são leitores, muitos costumam doar livros que já leram e que não tem interesse em trocar”, explicou o titular da pasta.

Após a seleção, o Espaço Troca Livro destina as publicações às bibliotecas públicas da cidade ou ao Programa Espalhando Leitura. Esta iniciativa disponibiliza os livros em UBS, parques e praças da cidade, além dos eventos culturais promovidos pela Secretaria de Cultura e Juventude. Uma parte que é destinada a incrementar o acervo de bibliotecas comunitárias que solicitam doações da secretaria.

Atualmente, a Secretaria da Cultura e Juventude está promovendo no local uma campanha de doação todos os sábados, das 8h às 14h. O Espaço recebe doação de livros, CDs, discos de vinil, revistas, HQs, DVDs e publicações diversas. O espaço está localizado na  Av. Francisco Prestes Maia, 624, Nova Petrópolis. O espaço funciona de  segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (11) 4122-5983.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ação entre Fundo Social e Secretaria de Cultura arrecada mais de 1,5 mil livros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *