Ação em feiras de Diadema conscientiza sobre higienização de alimentos

326 0

Da Redação – A Secretaria de Segurança Alimentar realiza na próxima quarta-feira, 27/2, a partir das 9h, na feira livre da Vila Santa Maria, no Serraria, a “Ação Itinerante de Educação Alimentar e Nutricional nas Feiras Livres de Diadema”. O evento busca conscientizar sobre alimentação saudável e higienização, numa conversa franca com moradores que vão aos locais fazer as compras.

Realizada pelas equipes do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) e Fiscalização do Comércio Popular, a atividade começa tirando dúvidas sobre consumo de frutas, legumes e verduras, suas qualidades nutricionais e, ao final, é feita a distribuição de folhetos explicativos sobre a atividade.

Neste momento a orientação gira em torno da Higiene na Manipulação dos Alimentos e já foi apresentada em 13 das 25 feiras livres do município. A ação é contínua e depois de passar por todas as feiras, novo tema é proposto, e ela volta a percorrer novamente os locais.

“Os temas trabalhados são pertinentes aos alimentos que são comercializados nas feiras, ou seja, produtos in natura que devem ser higienizados e armazenados corretamente antes do consumo e aproveitados integralmente. Também falamos sobre os benefícios da compra e do consumo de vegetais durante sua sazonalidade”, afirma a nutricionista Renatiely Paschoali, coordenadora do PEAND.

Outra forma de trabalhar a higienização e tornar a ação mais dinâmica é a realização do teste “Lavagem das Mãos”. Trata-se de uma caixa de madeira fechada, com tampa e um espaço para colocar as mãos. Dentro da caixa há uma luz negra capaz de refletir o pigmento fluorescente (codificador de luz invisível) misturado no álcool gel. Ao passar o álcool nas mãos e colocá-las dentro da caixa é revelado os pontos não atingidos pela higienização. “O teste ajuda muito na conscientização quanto à existência das bactérias”, afirma Renatiely .

Doenças – Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que a Região Sudeste do país é onde há maior incidência de surtos de doenças transmitidas por alimentos mal higienizados. Os registros chegam a 43,8% dos casos e onde eles mais acontecem são nas residências, 38,9%, seguido de restaurantes, com 16,12%. Os principais fatores que causam a contaminação alimentar é a maneira incorreta de conservar e manipular os alimentos e, por isso, o tema higienização e manipulação foi o escolhido pelo PEAND.

A “Ação Itinerante de Educação Alimentar e Nutricional nas Feiras Livres de Diadema” foi implantada em abril de 2018 e já atendeu cerca 2.800 pessoas. Serviço – Feira livre da Vila Santa Maria –  Avenida Rotary, bairro Serraria. Quarta-feira, das 7h às 13h

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ação em feiras de Diadema conscientiza sobre higienização de alimentos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *