Abra a Boca para Saúde faz diagnostico de câncer bucal

660 0

Da Redação – Com o objetivo de detectar lesões bucais que possam se tornar câncer, entre os dias 23 e 27 ocorre a oitava edição do Abra a Boca para a Saúde, da Prefeitura de São Bernardo.  Os atendimentos serão realizados, das 8h às 16h, no Poupatempo e na Rede Fácil do Paço Municipal.

Para este ano serão destacados para fazer os atendimentos cerca de 170 profissionais, entre cirurgiões-dentistas,  auxiliares e técnicos em saúde bucal. Casos suspeitos da doença serão encaminhados para uma das três unidades Brasil Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas. Caso seja confirmado o câncer, os pacientes serão atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Anchieta.

A chefe da seção de Odontologia Especializada, Rosana de Vito Izzo, explicou que, durante a campanha, os dentistas localizam lesões que podem se tornar malignas, se não forem tratadas. “Principalmente se for o caso de uma pessoa que fuma, essa ferida, em contato com o tabaco, pode se tornar algo mais sério”, disse.

Além disso, Rosana ressaltou que os atendimentos na rede de saúde bucal não serão afetados com a campanha. “Todas as equipes irão trabalhar por meio de escalas para não prejudicar os atendimentos à população nas Unidades Básicas de Saúde”, salientou.

A expectativa é que na edição deste ano do Abra a Boca para a Saúde sejam atendidas mais de 1,8 mil pessoas. “Essa é a primeira vez que vamos atuar na Rede Fácil. Esperamos superar a quantidade de atendimentos do ano passado”, disse.

Diagnóstico – O câncer bucal pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. Segundo os especialistas, o autoexame é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores desse tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.

O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença. O risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de Saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Abra a Boca para Saúde faz diagnostico de câncer bucal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *