Muitas atrações culturais neste final de semana em Santo André

263 0

Programação do fim de semana terá ainda encontro de pesquisadores, teatro, exposições e o Festival do Cambuci de Paranapiacaba

Texto: Marcos Imbrizi (PMSA)

Da Redação – A agenda cultural do último fim de semana do mês de aniversário de 466 anos de Santo André está repleta de atrações. O destaque fica para a abertura do 47º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que foi aberto nesta quinta-feira (25), às 19h, no Salão de Exposições do Paço Municipal. Mas o público poderá conferir ainda o encontro de pesquisadores no Museu da cidade, teatro, exposições, entre outras atrações. Em Paranapiacaba prossegue o 16º Festival do Cambuci.

O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa receberá no sábado (27), às 9h, o 21º Encontro de Pesquisadores do Grande ABC. O evento tem como objetivo estreitar o laço com os pesquisadores e fortalecer pesquisas sobre a região.

Na oportunidade serão apresentados quatro trabalhos. Larissa T. de Farias abordará ‘Patrimônio e a Cidade em Santo André (SP)’ e Mauro Batista da Rosa Junior sobre o ‘Título do reconhecimento: Vencedor do prêmio Educador Nota 10 com o projeto Vagas de Luz: As Sobras do Preconceito”. “Desvelando a paisagem da Vila Ferroviária de Paranapiacaba” será o tema apresentado por Elaine Moraes de Albuquerque. E Silmara Conchão apresentará a pesquisa “Faculdade de Medicina “Ame-a ou Deixe-a”: um estudo interdisciplinar sobre o trote universitário”. O endereço do museu é Rua Senador Fláquer, 470, Centro. Grátis.

Teatro – O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence apresentará dois espetáculos no fim de semana. ‘Peter Pan’, com a Cia. de Dança do Clube Atlético Aramaçan será no sábado, às 20h. A apresentação de ballet recria a clássica história de Peter Pan que quer ser eternamente menino. Ingressos a R$ 20. E no domingo (28), às 19h, será a vez de ‘Urban Feral’, com o Núcleo de Improvisação em Contato de São Paulo. O espetáculo traz o palco o resultado da pesquisa sobre a inteligência animal, sua corporeidade, seus estados afetivos e emocionais, num universo de sensações. Os ingressos gratuitos estarão à disposição na bilheteria a partir das 18h. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Exposições – Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto está em cartaz a exposição ‘Deriva Viva’, de Juliana Freire. Em seu trabalho, a artista visual utiliza uma linguagem híbrida, do desenho e fotografia à performance. O endereço é rua Campos Sales, 414, Centro. Visitas até 11 de maio, de terça a sexta-feira das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h.

No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa a atração é a exposição ‘InVisível’, com graffitis, ilustrações e fotografias de Santo André feitas por Drica Souza, Vinicius Cerchiari e William Pimentel. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é Rua Senador Fláquer, 470, Centro.

E o Saguão do Teatro Municipal e o Térreo I do Prédio do Executivo apresentam a exposição ‘Santo André é Você’, que homenageia os produtores culturais da cidade. Visitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Atividades gratuitas.

Outras atrações – Nesta quinta-feira, às 19h30, a Escola Livre de Cinema e Vídeo recebe o professor Cássio Starling para a palestra ‘A vida secreta da séries de TV’. Indicação: 14 anos. O endereço é Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Na sexta-feira, às 14h, no Museu da cidade, o professor doutor Juarez D. Ambires apresenta mais uma palestra sobre história e literatura através de grandes obras. Neste mês a obra escolhida é A Relíquia, de Eça de Queiros. O endereço do museu é Rua Senador Fláquer, 470, Centro.

E no domingo, a partir das 15h, a Banda Lira faz sua apresentação mensal no Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha). O endereço é Rua Sete de Setembro, s/n, na Vila Alzira. Atividades gratuitas.

Lazer – A ciclofaixa de lazer é uma ótima alternativa para quem curte andar de bicicleta pela cidade. A atividade é realizada aos domingos, das 7h às 13h. Com cerca de 4 km o roteiro pelo Centro passa pelo Paço Municipal.

A Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari também é uma boa opção de lazer no fim de semana na cidade. O endereço é avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Outra opção é a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel aberta de terça-feira a domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Atividades gratuitas.

Festival do Cambuci – No fim de semana a Vila de Paranapiacaba receberá o 16º Festival do Cambuci. O evento contará com feira de produtos de Cambuci (Antigo Mercado), a Rota do Cambuci (Galpão das Oficinas), e a Feira de Artes e Antiguidades (Clube União Lyra-Serrano). Haverá ainda atrações culturais e oficinas. A premiação do concurso gastronômico será no domingo, às 13h, no Coreto do Clube ULS. As atividades acontecem sempre das 10h às 17h.

A vila oferece série de atrações como o circuito de museus que resgatam a história da vila e da ferrovia e trilhas em meio à Mata Atlântica. O destaque é o Museu Castelo, reaberto neste mês com nova exposição. A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4433-0652, ou no site: http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Muitas atrações culturais neste final de semana em Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *