ABC passa a contar com Centro Regional de Formação em Segurança Urbana

932 0

Da Redação – O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) foi inaugurado nesta segunda-feira (14), no Parque Santo Antônio, em São Bernardo. Estiveram presentes, além do prefeito Luiz Marinho, prefeitos e representantes dos outros seis municípios do ABC, secretários de segurança, comandantes de guardas civis municipais, e dos Bombeiros.

O CRFSU foi instalado em espaço cedido por São Bernardo ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O esforço será para que os profissionais de segurança da região se capacitem, interajam, e passem a ter uma formação ampla e comum de modo que possam alinhar ações e métodos. O objetivo é garantir segurança aos moradores de todo o ABC.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou o vanguardismo da região ao desenvolver o Centro. “Mais uma vez, o ABC sai na frente: primeiro ao instituir o Consórcio, em 1990, e agora ao reunir as guardas municipais das seis cidades em um espaço voltado para o desenvolvimento de conhecimento e de ações de segurança para as sete cidades.”

O Centro Regional promoverá os seguintes cursos: de Formação (CF), voltado aos candidatos a guardas civis municipais e demais carreiras; de Acesso (CA), destinado aos que ascenderam na carreira, visando habilitá-los ao exercício e ao desempenho de cargos e funções administrativas e operacionais; de Formação Continuada (CFC), voltado à atualização permanente dos servidores em áreas e assuntos específicos, visando suprir de imediato as necessidades das instituições de segurança bem como ampliar o nível de conhecimentos obtidos em outros cursos; e de Aperfeiçoamento (CAper), que vai atualizar e ampliar os conhecimentos técnico-profissionais necessários ao exercício e desempenho de funções próprias dos postos superiores e graduações específicas.

O CRFSU foi idealizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Segurança do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, na época coordenado por Benedito Mariano, ex-secretário de Segurança Urbana de São Bernardo e atual secretário da mesma pasta de São Paulo.

O secretário de Segurança Urbana e Comunitária de Santo André, atual coordenador do GT, José Luís Martins Navarro, revelou que a concretização do Centro é resultado de três anos de trabalho. “O projeto idealizado pelo Benedito Mariano, e desenvolvido por nosso grupo de trabalho, é entregue hoje. Trata-se de espaço que reunirá diversos profissionais de segurança: além dos GCMs, agentes de trânsito e da Defesa Civil, que vão poder aprimorar ainda mais o trabalho que já desenvolvem.”

Luiz Marinho revelou que o CRFSU é um espaço importante para concretizar a integração e colaboração entre as forças de segurança da região. “Este é um grande passo para o ABC. Aqui poderão ser capacitados os guardas dos municípios do ABC, bem como a Defesa Civil e agentes de trânsito, corporações que têm como objetivo preservar vidas nas mais variadas situações. Acredito que essa iniciativa possa se tornar um exemplo para outros estados.”

Reforma – O prédio do Centro passou por adequações para o atendimento ao público. Houve a ampliação de alojamentos, reformas nos banheiros e salas de aula e obras para garantir acessibilidade a todos. O CRFSU tem recursos da Secretária Nacional de Segurança Pública, instância vinculada ao Ministério da Justiça, e das prefeituras do ABC, por meio do Consórcio.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "ABC passa a contar com Centro Regional de Formação em Segurança Urbana"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *