ABC da Sustentabilidade debate rumos do desenvolvimento da região

366 0

Da Redação – O Fórum ABC da Sustentabilidade, que aconteceu na última segunda-feira (15), no Hotel Blue Tree Towers, reuniu ambientalistas, representantes do setor público em privado, além de estudantes, para uma rodada de painéis sobre os caminhos da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico aliado ao meio ambiente.

Para o idealizador do Fórum, o jornalista Marcos Fidelis, a noite foi construtiva para conhecer o que tem sido feito sobre o tema no Grande ABC. “Daqui saímos com uma nova perspectiva, aliviados em saber que todos estão caminhando pensando no futuro, não há como pensar em um novo boom econômico sem lidar com o verde”, destacou.

O superintendente do SEMASA (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André), vereador licenciado Almir Cicote, usou o Fórum para apresentar o Programa Moeda Verde, iniciativa da Prefeitura de Santo André em conjunto com a autarquia, que promove a distribuição de hortaliças em troca de resíduos que poderiam ser descartados incorretamente.

O Moeda Verde tem se destacado por causa da forma como integra uma necessidade urgente da cidade – a ampliação da reciclagem para a redução do volume de resíduos que seguem para o aterro municipal – com uma ação social que beneficia diretamente famílias vulneráveis.

“Ao atuar com educação ambiental, o Moeda Verde demonstra na prática os benefícios da reciclagem, quando, por exemplo, ajuda a reduzir o lixo jogado nas ruas por moradores dos núcleos atendidos e a eliminação de pontos viciados de descarte irregular”, destacou Cicote.

A professora e pesquisadora da Universidade de São Caetano do Sul, Marta Marcondes, apresentou o “Projeto Billings: Águas que educam”, para ela, eventos como esse destacam a importância da discussão sobre a situação dos nossos reservatórios. “Nossos índices de qualidade de água do reservatório Billings não estão bons, é necessário um novo olhar, uma nova política sobre as nossas bacias”, afirmou Marta.

Participaram também José Contreras Castilho, que destacou a importância da luta pelo meio ambiente pós redemocratização. E Michal Kalecki, do movimento Acredito, falou dos pilares principais da sustentabilidade, pautando-se no social, econômico e ambiental.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "ABC da Sustentabilidade debate rumos do desenvolvimento da região"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *