A mentira

260 0

* Osmar Junqueira Lima – A palavra mentira vem de mente, portanto é uma ação da mente, toda mentira é arquitetada, primeiro, na mente, uns, aliás a maioria, conseguem reprimi-la e a mentira torna-se, apenas, uma fantasia, mas há aqueles que fazem da mentira uma conduta de vida. A mentira começa pequena, uma desculpa por um atraso, uma desculpa por ter faltado a um compromisso.

E o mentiroso começa a tomar gosto pela mentira, porque, aparentemente, a mentira lhe dá vantagem, engana um, outro e enfim dezenas. É um processo que deixa vaidoso o mentiroso, pois ele se acha superior e o enganado é sempre o bobo, aquele que acredita na ação do mentiroso e a vida prossegue.

O mentiroso é esperto, safa-se, quase, sempre, de uma situação embaraçosa, contando outra mentira ao perceber que está sendo observado e que vai ser cobrado, aproxima-se, rapidamente, do interlocutor e com um tapinha no ombro diz: “amanhã vou provar a verdade, a culpa é de fulano, amanhã eu mostro a verdade”.

O indivíduo enganado sabe que está sendo enganado, porém fica estático, sem ação, diante do mentiroso. A mentira é porta de entrada para todos os desmandos da humanidade, os grandes ditadores do mundo construíram seus impérios usando a mentira como verdade, enganando multidões e levando muitos à morte.

No século XX, em Portugal, Antônio de Oliveira Salazar, professor de economia da Universidade de Lisboa, era um professor querido, manso, cordial, quando assumiu o governo de Portugal, mudou a Constituição e se tornou um ditador feroz, uma tragédia na história de Portugal.

Mas não foi só. Franco, na Espanha, homem simples, que se tornou um ditador implacável, Mussolini, na Itália, Hitler, na Alemanha, todos grandes ditadores construíram seu império pelo poder da mentira.

Hoje, na América latina, impera o populismo que destrói nações levando o povo a situação de calamidade. No Brasil, o populismo está levando o país ao caos e toda estrutura do poder tem como base a mentira.

A mentira é repetida pelo mentiroso à exaustão, para que os mais incautos comecem a concebê-la como verdade. O mentiroso é um escravo de si mesmo, não sabe o que é liberdade, pois sempre precisa da próxima mentira para prosseguir na jornada da vida, a mentira escraviza, a verdade liberta…

* Osmar Junqueira Lima é colaborador/colunista do site CliqueABC, e atuou por muito tempo nas principais redes particulares e na educação municipal de Santo André

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "A mentira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *