A importância da educação política

2274 0

* Elísio Peixoto – Nossas escolas não ensinam educação política para cidadania em nenhum momento do ciclo educacional, sendo uma das grandes carências na formação do povo brasileiro.
Não aprendemos como funciona o Poder Público, o processo eleitoral, quais as funções dos homens públicos, como recorrer contra abusos de poder, entre outros assuntos sobre o sistema político e eleitoral.

Sem ter o domínio desses ensinamentos, entre outros, o cidadão não consegue compreender com plenitude o que acontece no mundo político; e sem a formação adequada, muitas vezes, é refém do sistema político e uma presa fácil nas mãos de políticos profissionais durante os processos eleitorais.

Com a finalidade de promover a educação política e discutir com a população os diversos temas a serem apresentados, o Movimento Voto Consciente de São Caetano do Sul aceitou convite do jornalista Léo Junior, editor do site CliqueABC, para o desenvolvimento de uma coluna semanal com título Educação Política.

O Movimento Voto Consciente é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com o objetivo de fortalecer os direitos políticos com ênfase no aprimoramento da participação dos cidadãos em geral, a qual atua em São Paulo há quase 30 anos, supervisionando as atuações dos vereadores e deputados estaduais, assim como elaborando estudos sobre os parlamentares e educando politicamente a sociedade. A Associação dos Amigos de São Caetano do Sul criou o Movimento Voto Consciente São Caetano e segue sua metodologia de trabalho e atuação. Nosso lema é votar, cobrar e participar.

Voto consciente é exercer o direito do voto, informar-se antes de escolher seu candidato, acompanhar suas atividades, estudar seus projetos para cidade, descobrir quem financia sua campanha eleitoral e acompanhá-lo depois do voto.

Faltando menos de um ano para o início do processo eleitoral das Eleições de 2016 é o momento de nos prepararmos e adquirirmos conhecimentos fundamentais sobre educação política para que o cidadão seja o agente protagonista das transformações sociais que tanto precisamos e somente com a força do voto consciente iremos mudar o atual quadro degradante das gestões públicas.

Sim, o Brasil tem jeito e quem vai dar um jeito em nosso País somos nós mesmos, o povo brasileiro, onde a educação política é o primeiro passo para o voto consciente!

* Elísio Peixoto é graduado em Direito e pós-graduado em Direito Público e Eleitoral. Fundador e presidente da Associação dos Amigos de São Caetano do Sul, entidade que representa a ONG Movimento Voto Consciente e o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)presidente da Asascs (Associação dos Amigos de São Caetano do Sul) e dirigente do Movimento Voto Consciente São Caetano.

Sugestões, críticas e dúvidas, entre em contato pelo email é asascs@asascs.org.br

11999860_10206710651420395_1567469576_n* Elísio Peixoto é empresário, Corretor de Seguros há mais de 20 anos. Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Público e Eleitoral. Fundador e presidente da Associação dos Amigos de São Caetano do Sul, entidade que representa a ONG Movimento Voto Consciente e o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE).11994048_10206711692766428_564304270_o

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "A importância da educação política"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *