Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e Unifesp assinam acordo de cooperação

691 0

A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum

William Shakespeare.

Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e Unifesp assinam acordo de cooperação

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assinaram nesta semana um acordo de cooperação, visando apoiar a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI), atividade de extensão que funciona desde 1999 na instituição. Dos cinco polos que receberão apoio da secretaria, dois são da Unifesp: São Paulo e Santo Amaro. Representando a SDH estiveram presentes o secretário da pasta, Eduardo Suplicy e a coordenadora de políticas para idosos, Guiomar Silva Lopes. Pela Unifesp estiveram a reitora, Soraya Smaili, a chefe de Gabinete, Maria José Fernandes, a diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, o coordenador do Núcleo de Apoio à Extensão do Campus São Paulo, Anderson da Silva Rosa, a coordenadora da UAPI/ São Paulo, Claudia Ajzen e o coordenador administrativo da unidade de extensão de Santo Amaro, Jair Marolla. Soraya abriu a reunião falando ao secretário sobre os trabalhos do Grupo de Trabalho Perus, projeto que conta com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que, recentemente, venceu um edital para desenvolver projetos na área de diretos humanos em parceria com a Universidade de Oxford. Falou também sobre a iminente inauguração do campus Zona Leste e sobre o apoio que a instituição tem recebido de parlamentares para a implantação do mesmo. A reitora ressaltou também o desejo de poder abrir uma unidade da UAPI no novo campus. “Assinar esse acordo é coroar um conjunto de iniciativas que temos para contemplar a população com mais de 65 anos”, disse ela. Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo, atribuiu todo o mérito do sucesso das UAPIs da Unifesp à Guiomar, que também é docente da universidade. “A UAPI talvez seja uma das atividades mais abertas à população e creio que a parceria com a SDH irá alavancar o trabalho”, disse Rosana. Já Claudia Ajzen, coordenadora da UAPI São Paulo afirmou que a parceria irá ajudar a manter as atividades de extensão voltadas à terceira idade. “Já temos 70 alunos escritos para a turma de 2016 e, com o apoio da SDH, poderemos manter os alunos antigos”. Por fim, Eduardo Suplicy disse que a assinatura do acordo é a confirmação de um entendimento ocorrido em 2015, ano em que a UAPI formou 300 alunos que, durante o curso, tiveram aulas nas áreas de Ciências Sociais, Direitos Humanos, Artes, Inclusão Digital, entre outras disciplinas. “O acordo prevê que a parceria contemple as UAPIs de São Paulo, Santo Amaro e, quem sabe, a da Zona Leste, quando inaugurada”, finalizou o secretário.

Frase:

Entre as funções do prefeito consta essa de estar próximo da população, abrir o gabinete, escutar os anseios e unir forças para uma cidade melhor

Paulo Pinheiro, prefeito de São Caetano, ao comentar a atividade da última sexta-feira, quando recebeu um grupo de moradores e frequentadores do Centro Integrado de Saúde e Educação João Nicolau Braido, no Bairro São José.

Frase:

Vemos que a dívida pública continua aumentando, pois os gastos não diminuem no ritmo necessário. Ou seja, o poder público precisa rapidamente cortar despesas não essenciais e focar seus investimentos em áreas de maior relevância

Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, ao comentar o aumento da carga tributária

Lei autoriza donos a passearem com seus cães nos parques de Mauá

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, sancionou a lei n° 5117, de 13 de janeiro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal, que permite o ingresso de cães acompanhados de seus proprietários nos parques municipais da cidade: Parque Guapituba e Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia. Para que os passeios ocorram sem qualquer tipo de problema, algumas regras precisam ser seguidas. O proprietário deverá estar sempre portando o certificado de vacinação dos animais com data de validade atualizada, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária ou órgão de Zoonoses competente. Sem este documento, a entrada com os animais nos locais não será autorizada. Além disso, os cães devem estar presos em suas guias, que não podem ser pontiagudas. Os responsáveis devem ser maiores de 18 anos e manterem sempre o local limpo de dejetos orgânicos. O Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia está localizado à rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600, entre o Jardim Itapeva e o Jardim Adelina. O Parque Guapituba fica na avenida Capitão João, 3220, em frente à Estação de Trem do Jardim Guapituba.


CURSO PROFISSIONALIZANTE 1

  • O Centro Profissionalizante Professor Paulo Freire de Ribeirão Pires firmou nesta semana uma parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Serão 60 vagas no SENAC para o curso de auxiliar de escritório, destinada a alunos de 14 a 21 anos. A parceria entre o Centro Paulo Freire e o SENAC é um desejo antigo do Centro Profissionalizante. “Após três anos de espera, conseguimos através a Prefeitura e da SADS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) garantir que os munícipes tenham uma qualificação profissional oferecida por uma ‘bandeira federal’ como o SENAC”, contou a responsável pelo Paulo Freire, professora Marli Silva.

CURSO PROFISSIONALIZANTE 2

  • Os alunos que desejam garantir uma das 60 vagas oferecidas para o curso de auxiliar de escritório já podem se inscrever. O telefone para mais informações é (11) 4827-8555. O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) atua desde 1946 tem como objetivo construir e disseminar o conhecimento voltado ao mundo de trabalho no País. A qualidade e o pioneirismo marcam a história da instituição e são amplamente reconhecidos.

MELHOR AMIGO DO HOMEM 1

  • O prefeito de Mauá, Donisete Braga, sancionou a lei n° 5117, de 13 de janeiro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal, que permite o ingresso de cães acompanhados de seus proprietários nos parques municipais da cidade: Parque Guapituba e Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia. Para que os passeios ocorram sem qualquer tipo de problema, algumas regras precisam ser seguidas. O proprietário deverá estar sempre portando o certificado de vacinação dos animais com data de validade atualizada, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária ou órgão de Zoonoses competente. Sem este documento, a entrada com os animais nos locais não será autorizada.

MELHOR AMIGO DO HOMEM 2

  • Além disso, os cães devem estar presos em suas guias, que não podem ser pontiagudas. Os responsáveis devem ser maiores de 18 anos e manterem sempre o local limpo de dejetos orgânicos. O Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia está localizado à rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600, entre o Jardim Itapeva e o Jardim Adelina. O Parque Guapituba fica na avenida Capitão João, 3220, em frente à Estação de Trem do Jardim Guapituba.

DE PORTAS ABERTAS 1

  • O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, recebeu na sexta-feira (29), em seu gabinete no Palácio da Cerâmica, um grupo de 17 pessoas frequentadoras do Centro Integrado de Saúde e Educação João Nicolau Braido, no Bairro São José. Na ocasião, o chefe do Executivo conversou sobre propostas e ações e ouviu críticas e sugestões. Paulo Pinheiro destacou na conversa a sua ligação histórica com a Melhor Idade e as ações efetuadas em seu governo na área. “Expandimos o número de cursos, oficinas e viagens e criamos serviços que antes inexistiam nos CISEs, isto não é custo, mas sim investimento na qualidade de vida dos munícipes”, concluiu o prefeito.

DE PORTAS ABERTAS 2

  • Entre as sugestões dos frequentadores acolhidas pelo prefeito estão recomendações nas áreas de esporte e infraestrutura. O bate papo, seguido de café da manhã contou com a presença dos secretários municipais: Andreia Neves (Assistência e Inclusão Social) e Fernando Scarmelloti (Comunicação Social) e do assessor de gabinete Mario Chekin. A ação prosseguirá com demais frequentadores dos quatro CISEs.

Faculdade de Direito São Bernardo é a única no Grande ABC contemplada com selo OAB 2015

A Ordem dos Advogados do Brasil realizou, no dia 13 de janeiro, a entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda 2015, que avalia a qualidade dos cursos de Direito no Brasil. O prêmio foi entregue para 139 instituições de ensino dentre 1.071 avaliadas. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi premiada pela quinta vez e possui todos os selos (2001, 2003, 2007, 2011 e 2015), além de ser a única instituição de ensino classificada no Grande ABC. A OAB avaliou as faculdades e universidades tendo como base o índice de aprovação dos estudantes de cada instituição nos Exames de Ordem e no conceito obtido no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Um dos requisitos para a avaliação dos cursos consistiu na participação nos três últimos Exames de Ordem. O selo de 2015 foi recebido pelo vice-diretor da faculdade, Prof. Dr. Rui Décio Martins, em cerimônia que contou com a presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, ex-aluno e ex-professor da instituição, e do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante. “A Direito São Bernardo foi classificada como uma das melhores instituições de ensino jurídico do país, tendo recebido o Selo OAB em todas as suas edições. Este é o resultado de muita dedicação de todos os integrantes de nossa comunidade acadêmica”, afirma o vice-diretor. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completou seus 50 anos em 2014, mantendo sua dupla missão institucional: a prestação de serviços à população carente do município de São Bernardo e o ensino jurídico de qualidade. Com esses preceitos, a instituição já beneficiou mais de 180 mil cidadãos, com a assistência jurídica gratuita, e formou mais de 14 mil bacharéis em Direito, muitos dos quais atuam nas mais altas cortes do país. Entre os reconhecimentos da qualidade de ensino da FDSBC, figura a classificação no RUF 2015 (Ranking Universitário Folha), que posicionou a instituição em 1º lugar entre os cursos de Direito do Grande ABC e entre os dez melhores do Estado de São Paulo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e Unifesp assinam acordo de cooperação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *