Ex-presidentes destacam papel do Consórcio na defesa de objetivos comuns

1093 0

Da Redação – Ex-presidentes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e ex-prefeitos da região que compuseram o colegiado ao longo dos seus 25 anos foram homenageados nesta quinta-feira (17), durante as comemorações de aniversário da entidade. O idealizador do Consórcio e prefeito de Santo André à época da fundação da instituição, em 1990, Celso Daniel, foi lembrado com destaque especial pela sua atuação. “Seus ideais ainda estão entre nós” foi a mensagem projetada após o vídeo em sua homenagem.

Presente ao evento, um dos fundadores do Consórcio e prefeito de Ribeirão Pires em duas ocasiões, Luiz Carlos Grecco, reverenciou Celso Daniel e outros chefes dos Executivos que passaram pela entidade, destacando que o Consórcio ajudou o ABC a ser mais unido. “Quando perguntavam: ‘onde você mora’, dizíamos Ribeirão Pires. Onde fica isso?, perguntavam. No ABC, respondíamos. Então, para nós o ABC sempre foi uma referência nacional e até internacional. O fato de morar no ABC, para nós é um orgulho; umas das regiões mais ricas do país, com problemas, sim, mas com muitos recursos”, ressaltou.

A ex-prefeita de Ribeirão Pires e ex-presidente do Consórcio em 1999 e 2004, Maria Inês Almeida Soares, foi escolhida para falar em nome de todos os prefeitos que estiveram à frente da entidade. Ela lembrou que seu mandato foi marcado pela criação do primeiro Planejamento Regional Estratégico, experiência que levaria à concepção do PPA Regional Participativo. “O nosso Consórcio foi pioneiro, fundado em 1990, e importante por todos os sucessos e avanços que obteve no enfrentamento de momentos de crise, particularmente, nesse período da década de 1990 em que enfrentamos uma das piores crises econômicas e sociais do país. Esta experiência confirmou a fundamental importância deste fórum de discussões e planejamento e, porque não dizer, de ação conjunta dos sete mandatários dos municípios do ABC”.

Para Ramon Álvaro Velásquez, ex-prefeito de Rio Grande da Serra e ex-presidente do Consórcio e ex-secretário executivo do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) e da AMAT (Associação dos Municípios do Alto Tietê), a experiência com o Consórcio, em 2001, o permitiu desempenhar bons trabalhos nas demais entidades onde atuou. “Por meio do Consórcio conseguimos deixar as disputas ideológicas e partidárias de lado, colocando os temas sociais e regionais acima destas questões. O Consórcio é um legado, uma grande experiência e um grande presente para o Brasil, e nos permite olhar os outros desafios que estão por vir e que já estão no nosso dia a dia. Precisamos discutir essa nova conformação metropolitana, os novos desafios que estão dados depois da 21ª Conferência do Clima (COP 21), que ocorreu em Paris, estamos diante de um grande desafio: cuidar do planeta. Cuidamos dele olhando para o nosso espaço, no nosso caso, o ABC. Enfim, Bodas de Prata e já de olho nas Bodas de Ouro, quiçá essas experiências sejam replicadas em inúmeras outras regiões do Brasil.”

O ex-presidente (2000) e ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, também destacou avanços. “O Consórcio foi muito além das discussões originais, em torno da destinação do lixo. Entre muitas conquistas, destaco a articulação para a chegada do Trecho Sul do Rodoanel, que permitiu a ligação de Mauá com a Via Anchieta. Além disso, a convivência institucional, os encontros freqüentes entre os sete prefeitos, são muito enriquecedores”, afirmou.

Adler Alfredo Jardim Teixeira (Kiko), ex-prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio em 2007 e entre junho e dezembro de 2012, também lembrou conquistas importantes: “Considero muito marcantes a articulação junto ao governo do Estado, para a chegada do Rodoanel à nossa região, além do planejamento de macrodrenagem, que resultou na construção de piscinões. Aliás, esse é um bom exemplo da importância do Consórcio para a região: uma estrutura construída em uma cidade ajuda a evitar enchentes em outra. Essa é a essência das soluções regionais”, lembrou.

Presidente do Consórcio em 2008, o ex-prefeito de Santo André, João Avamileno, assinalou que o grande objetivo quando da criação da entidade: a destinação do lixo e a preservação das águas, são problemas não totalmente solucionados, mas a discussão serviu para unir os prefeitos e alinhavar avanços. “No meu período conseguimos melhor diálogo com o governo do Estado, a construção de piscinões, a limpeza de córregos, reforma da importante Avenida dos Estados e também avançar em questões sociais. Vejo agora evolução principalmente em projetos em conjunto com o governo federal”, analisou, lembrando que apesar de seus 25 anos, o Consórcio é uma instituição nova com muitas ações já realizadas.

O papel nas discussões metropolitanas foi ressaltada pelo ex-prefeito de Diadema e ex-presidente do Consórcio em 2011e de janeiro a maio de 2012, Mário Reali. “O Consórcio continua essa  busca por nova governança e uma nova maneira cooperativa de se articular. O momento que agora vivemos aponta para a discussão do Plano Metropolitano e o ABC contaminou as outras regiões . Esse diálogo de 39 municípios ser feito com cinco consórcios, o município de São Paulo e o Estado se refletirá numa construção de consenso progressivo, como Celso Daniel sempre falava. Seremos referência para a região metropolitana e para o Brasil”, concluiu.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ex-presidentes destacam papel do Consórcio na defesa de objetivos comuns"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *