Gestão eficiente garante a SBC melhor classificação em credibilidade financeira

897 0

O mais corrupto dos Estados tem o maior número de leis…

Caio Cornélio Tácito.

Gestão eficiente garante a SBC melhor classificação em credibilidade financeira

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, elevou a classificação de credibilidade financeira, junto à Caixa Econômica Federal, para o conceito B+, atingindo o melhor índice já obtido pelo município sobre o que se refere à perspectiva para obtenção de crédito e financiamentos em futuros projetos. Em 18 meses, a Administração efetuou significativa elevação, sob o aspecto de gestão financeira, uma vez que, com a gestão anterior a nota do município era “D -“. O novo conceito foi anunciado pelo prefeito Orlando Morando na sexta-feira (29), no Salão Nobre do Paço, acompanhado dos diretores da Caixa Econômica Federal, pelo secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli, demais secretários da Administração e vereadores. Denominado rating, a nota atribuída pela Caixa obedece a uma série de critérios, sobre o que corresponde à capacidade do município em honrar compromissos financeiros. A instituição trabalha com as seguintes notas: vai de nível A (capacidade máxima de honrar compromissos) até E (cidade que pode ser considerada mau pagadora). Em discurso, o prefeito de São Bernardo discorreu sobre a disciplina e método organizacional para equilibrar as finanças públicas, sem prejudicar a qualidade dos serviços ofertados. Em cenário de grave crise financeira em janeiro de 2017, com dívidas na casa de R$ 200 milhões, deixadas pela gestão antecessora, a Prefeitura formalizou medidas essenciais de cortes e adequações financeiras, que resgataram o fôlego econômico do município. Entre os itens, estão a renegociação do contrato dos fornecedores, fim da frota dos carros oficiais, redução de horas extras, congelamento nos cargos comissionados, fim do repasse da subvenção do Carnaval, extinção do celular corporativo e Diário Oficial Impresso, entre outros. Os demonstrativos disponíveis no portal da Secretaria do Tesouro Nacional e no Portal de Transparência do município comprovam a boa gestão e o comprometimento da Administração com a responsabilidade fiscal. “Conseguimos modificar um cenário desfavorável, em meio à crise financeira em todo o País. Os números de receita ainda estão abaixo, pois a situação econômica no Brasil é difícil. O que estamos conseguindo fazer é a lição de casa, deixando São Bernardo equilibrada”, acrescentou Morando. Gerente Regional de Governos e Judiciário da Caixa, Lenina Galhardo Torres, argumentou que o índice obtido por São Bernardo é o melhor da região. “Este conceito B + é atualmente o mais alto entre as cidades do Grande ABC. O resultado alcançado mostra eficiência em garantir evolução, mesmo com dificuldades”, afirmou. Titular de Finanças, José Luiz Gavinelli ressaltou a conquista da gestão em amortizar a dívida fundada da cidade. “Importante destacar sobre essa equalização, superando em R$ 18 milhões, do que foi deixado pela gestão anterior”, comentou.

Frase:

Não quero deixar a Prefeitura em uma forma lamentável, como eu encontrei. Quando iniciamos o trabalho, tínhamos de enxugar. Foi difícil, pois ao mesmo tempo não queríamos precarizar os serviços. Este resultado mostra que estamos no caminho certo

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, ao comentar o fato de a Prefeitura ter garantido junto à Caixa Econômica Federal classificação de credibilidade financeira entre os municípios do Grande ABC

Frase:

O foco é o combate à violência contra a mulher e as principais ações do grupo de “Gênero e Masculinidades” é desenvolver cursos, dar destaque para a campanha do Laço Branco e articular seminários e fóruns para discutir a violência contra a mulher e também temáticas complementares como a masculinidade negra e diversidade

Flávio Urra, psicólogo e ex-coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ao comentar as ações implementadas também no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat)

Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio é referência para cidades do Alto Tietê

A atuação do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC inspirou a criação de uma iniciativa semelhante no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A entidade, que reúne 11 municípios consorciados, passa a contar com a Câmara Técnica Especial (CTE) de Gênero e Masculinidades, com o objetivo de desenvolver estratégias para sensibilizar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades. O novo CTE terá como uma das suas primeiras tarefas a estruturação da segunda edição local do curso “Gênero e Masculinidades”, com os mesmos moldes da iniciativa pioneira desenvolvida pelo Consórcio desde 2015. A nova formação está prevista para o segundo semestre deste ano. No ano passado, o CONDEMAT promoveu sua primeira edição do curso. Coordenador na implantação do curso no Consórcio, o psicólogo Flávio Urra relatou as experiências realizadas no ABC aos municípios do Alto Tietê. Para o ex-coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades, ressaltou a importância de desenvolver um trabalho socioeducativo com homens autores de violência doméstica. Desde abril deste ano, o Consórcio realiza a terceira edição do Curso sobre Gênero e Masculinidades no Grande ABC, em parceria com a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE) e com apoio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM). A formação oferece certificado de extensão emitido pela Escola da Defensoria Pública, pela Comissão de Extensão da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e pelo Consórcio. Fundado em 2010, o CONDEMAT reúne os munícipios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A entidade tem como proposta o fortalecimento da representatividade e a conquista de investimentos para a região do Alto Tietê.


VAPT-VUPT

DE OLHO NA SITUAÇÃO 1

  • Após ganhar a eleição de 2016 e perder o cargo no Legislativo andreense por conta de ações judiciais, o ex-vereador andreense José Montoro Filho, o Montorinho, que também anunciou recentemente a sua desfliliação do PT, é o mais novo comissionado na Prefeitura andreense, administrada pelo tucano Paulinho Serra. A nomeação de Montorinho como Assessor Especial foi publicada nesta segunda-feira (2/7).

DE OLHO NA SITUAÇÃO 1

  • Petista por mais de 35 anos e vereador por outros 20 anos, Montorinho foi presidente da Câmara de Santo André é fundador do PT e uma das principais lideranças do PT andreense. Desta forma, Montorinho segue o mesmo caminho de outros vereadores que perderam o cargo e hoje estão acomodados na administração tucana, como José Araújo, Sargento Juliano e Bahia.

O SUPREMO NO RODA VIVA 1

  • O programa Roda Viva desta segunda-feira (2/7), na TV Cultura, que vai ao ar, ao vivo, a partir das 22h15, reúne especialistas para falar sobre as últimas ações do Supremo Tribunal Federal (STF). Com apresentação de Ricardo Lessa e charges de Paulo Caruso, a entrevista será exibida também no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital. Com as recentes crises que se instauraram no Brasil, o STF assumiu um papel de protagonismo na sociedade. Decisões sobre soltura de presos, os caminhos percorridos pela Operação Lava Jato, Imposto Sindical e até mesmo privatizações de empresas tiveram a intensa participação desse Poder.

O SUPREMO NO RODA VIVA 2

  • No Roda Viva desta segunda-feira, essas e outras ações da Corte são colocadas em pauta por juristas convidados pelo programa. Compõem a bancada, entre outros, Eliana Calmon, advogada e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça; José Carlos Dias, advogado e ex-ministro da Justiça; e Marcos da Costa, presidente da OAB-SP.

Programa Estadual de Qualificação disponibiliza vagas para moradores de Ribeirão Pires

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, por meio de parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, disponibiliza vagas para cursos gratuitos de auxiliar administrativo e técnico de vendas. As inscrições para os cursos, que têm início previsto para julho, serão feitas até a próxima terça-feira, dia 3, ou até o preenchimento das vagas, que são limitadas. Os interessados em se inscrever devem comparecer no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ribeirão Pires (PAT), dentro do Posto Atende Fácil, situado ao lado do Terminal Rodoviário, das 9h às 15h. Para participar, é necessário ter idade superior a 17 anos e não estar trabalhando. No ato da inscrição, é exigida a apresentação de cópia do RG, CPF, Carteira de Trabalho, Cartão PIS, Título de Eleitor, comprovante de residência no município, renda familiar, além de foto 3×4. Os cursos de auxiliar administrativo e de técnico de vendas serão oferecidos por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional – PEQ. As aulas serão ministradas em dois horários (das 8h às 12h e das 13h às 17h), de segunda a sexta-feira, no Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire (Av. Francisco Monteiro, 2.940 – Santa Luzia), por período de 40 dias, totalizando 160 horas de curso. Os participantes receberão auxílio transporte e alimentação do Estado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-4282.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Gestão eficiente garante a SBC melhor classificação em credibilidade financeira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *