Prefeitos encaminham reeleição de Orlando Morando no Consórcio

1415 0

Crédito-Foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

 

Seja dono de tua língua para não ser escravo de tuas palavras…

Antonio José Vital.

Prefeitos do ABC encaminham reeleição de Orlando Morando no Consórcio

Os prefeitos do Grande ABC decidiram nesta quarta-feira (1º) antecipar para a próxima assembleia mensal a eleição anual da Presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Por consenso, os chefes dos Executivos municipais encaminharam a reeleição do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, como presidente do colegiado, e do prefeito de Santo André, Paulo Serra, como vice. Por meio de mudança no estatuto da entidade regional, a antecipação do processo ocorrerá nos anos em que não ocorre a posse de novos mandatários municipais, conforme explicou Morando. “Quando houver eleição municipal, o processo será mantido em janeiro do ano seguinte, após os novos prefeitos serem empossados”, afirmou. A posse do presidente e do vice do Consórcio está mantida para janeiro. Orlando Morando classificou ainda o trabalho realizado nos dez primeiros anos deste ano como um “choque de gestão”. O vice-presidente da entidade, Paulo Serra, ressaltou que a decisão dos prefeitos ratifica o trabalho da composição da Assembleia Geral. “Já temos o consenso de todos os prefeitos de manter a atual gestão do Consórcio”, afirmou. Os prefeitos da região aprovaram o pedido de uma agenda com o governador Geraldo Alckmin para tratar da utilização dos créditos acumulados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) no Estado de São Paulo como fomento à indústria de ferramentaria, ligada ao setor automotivo. Durante a assembleia mensal do Consórcio realizada em agosto, o colegiado e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) assinaram um protocolo de intenções com a demanda, elaborado em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. “Definimos um pedido de agenda com o governador para tratar do crédito de ICMS. Vamos mais uma vez oficiar o secretário da Fazenda do Governo do Estado, por sugestão do presidente da Agência, Paulo Serra”, informou Orlando Morando. O pleito está relacionado à viabilização de um regime especial para recuperação e capacitação da indústria de ferramentaria estadual, assim como a aquisição de bens de ferramentaria e equipamentos que resultem em melhoria de produtividade e competitividade. A pauta da reunião incluiu ainda uma apresentação aos prefeitos de demandas da comunidade LGBT da região, que serão tratadas pelos municípios. “Nosso objetivo é dar visibilidade a essa população no ABC”, disse o coordenador do GT LGBT, Vitor Oliveira Lopes.

Frase:

Ao priorizarmos em termos de dispêndio financeiro somente aquilo que era efetivamente necessário, conseguimos manter a saúde financeira do Consórcio mesmo com novos investimentos, como o escritório de Brasília

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, ao comentar o consenso em torno do seu nome para um segundo mandato à frente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Frase:

Além disso, esses carros representam risco à população, porque acumulam água, e se transformam em ambientes propícios ao criadouro de insetos transmissores de doenças, e atraem usuários de drogas e moradores de rua, situação que gera medo e insegurança para a população

Caio Funaki, vereador de São Caetano pelo PEN, ao comentar a Operação Remove da Prefeitura de São Caetano, que consiste em retirar carros velhos, abalroados e/ou com problemas mecânicos das vias públicas de São Caetano

Semasa Mobile ganha atualização e usuários podem consultar andamento de processos e ordens de serviço

O app de serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ganhou uma nova atualização nesta semana. Agora, o Semasa Mobile, disponível para smartphones e tablets com sistema Android, permite aos usuários verificar o andamento de ordens de serviço – abertas junto à autarquia – e de processos. A partir da integração com o portal do Semasa, os munícipes poderão verificar as suas solicitações de forma muito mais rápida, por meio do ícone na tela de entrada do aplicativo. O acompanhamento da tramitação de processos vale tanto para os processos administrativos quanto para os ambientais. Desde o lançamento da ferramenta, em junho deste ano, já foram feitos quase cinco mil downloads do Semasa Mobile. O app também já permite aos moradores verificarem as segundas vias das contas de saneamento – com geração de código de barras para pagamento, situação do abastecimento, horários da coleta de resíduos, endereços das Estações de Coleta e dos Postos de Atendimento, além do Boletim da Manutenção. De junho a setembro, mais de três mil solicitações de segunda via de contas foram solicitadas por meio do app. Em agosto e setembro, o Semasa intensificou a divulgação do aplicativo e de suas funções, por meio de uma campanha nos Postos de Atendimento da autarquia, jornais e revistas, rádio, TV, outdoors e também por meio de folhetos entregues junto às contas de saneamento. Em breve, a autarquia espera disponibilizar a visualização das câmeras de monitoramento, instaladas nos córregos, rios e piscinões da cidade. O objetivo é garantir aos moradores e também motoristas mais rapidez na verificação destes locais, tendo em vista o período de chuvas de verão que se aproxima.


VAPT-VUPT

OPERAÇÃO REMOVE 1

  • O vereador Caio Funaki (PEN/SCS) comemora a decisão da Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), de implementação da Operação Remove, que consiste em retirar veículos abandonados pelas ruas da cidade. Pelas redes sociais, Caio recorda que foi autor de três indicações ao Executivo solicitando providências no sentido de recolher os carros velhos danificados e enguiçados estacionados indevidamente nas vias públicas, a primeira delas em 11 de janeiro deste ano. Essa atuação da Semob, denominada Operação Remove, vai atender à reivindicação de inúmeros moradores que se sentem incomodados pela sensação de abandono dos veículos perto de suas residências.

OPERAÇÃO REMOVE 2

  • A Operação Remove vai ocorrer permanentemente todos os bairros do município até que todos os carros na situação de abandono sejam recolhidos. O morador ou comerciante que souber de algum veículo nessa situação, pode entrar em contato com a secretaria para verificar a possibilidade da retirada.

SIMULADO DE EVASÃO NO POLO DE CAPUAVA 1

  • Durante a Assembleia de Prefeitos no Consórcio Intermunicipal, representantes do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip) apresentaram aos prefeitos os detalhes do simulado de evasão do Polo Petroquímico de Capuava, que será realizado em 2 de dezembro. O objetivo do exercício simulado é preparar e prevenir a população para uma eventual situação de emergência, explicou o diretor do Cofip, Carlos Barbeiro. A atividade vai simular uma falha mecânica com liberação de gases na atmosfera. “A integração com o Consórcio e o comprometimento dos prefeitos têm sido fundamentais para podermos realizar iniciativas como esta, que é fundamental para nosso planejamento”, afirmou.

SIMULADO DE EVASÃO NO POLO DE CAPUAVA 2

  • O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, ressaltou que a parceria contribuiu para viabilizar a realização da primeira inciativa do gênero no Polo Petroquímico. “Este exercício de dezembro será realizado conforme experiências desenvolvidas em polos industriais internacionais”, explicou Orlando Morando.

Câmara de São Caetano aprova novos projetos nesta terça-feira

O projeto de lei que estabelece o monitoramento por câmeras em eventos realizados por empresas privadas, com público superior a três mil pessoas proposto pelo vereador César Oliva, e subscrito pelos demais vereadores da Casa, foi aprovado em primeiro turno. Também foi aprovado, este em segundo turno, o projeto da vereadora Suely Nogueira que institui no calendário oficial da cidade o Concurso Miss e Mister Beleza Negra Sulsancaetanense. Já o vereador Parra teve aprovado seu projeto de decreto legislativo que concede título de Cidadão Sulsancaetanense ao pastor Arlindo Rodrigues. Também foram aprovados os pedidos de arquivamento dos projetos dos vereadores Ubiratan Figueiredo e Dr. Marcos Fontes, que tiveram pareceres de inconstitucionalidade emitidos pela Comissão de Justiça e Redação.O projeto de Ubiratan altera a lei nº 4.152 que dispõe sobre o registro e circulação de veículos de propulsão humana e de tração animal no município; já o de Marcos Fontes, institui a Campanha Anual de Conscientização sobre o Uso Excessivo e Consumo de Açúcar na Alimentação dos Munícipes e os Efeitos do Alto Consumo na Saúde da População. Já o parecer de inconstitucionalidade emitido pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei do vereador Jander Lira, que assegura o pagamento de meia-entrada em eventos realizados nos espaços públicos pertencentes ou geridos pela Administração Pública, direta ou indireta, para funcionários públicos do município foi votado e mantido, sendo o projeto arquivado, sendo que o autor do projeto e o vereador Chico Bento votaram contra o parecer. Por fim, o projeto de lei do ex-vereador Jorge Salgado, que estimula ao treinamento de tiro e armamento à Guarda Civil Municipal foi rejeitado, com os votos favoráveis dos vereadores da bancada do PP, Jander Lira e Chico Bento.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitos encaminham reeleição de Orlando Morando no Consórcio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *