3º Terceiro Turno facilita o atendimento de Saúde no Santa Maria e Barcelona

928 0

Da Redação – Facilitar o acesso dos pacientes ao sistema público de saúde e otimizar o atendimento na rede são alguns dos principais desafios dos gestores do setor no Brasil. Em São Caetano do Sul, estas duas situações são supridas com o Programa Terceiro Turno, que amplia o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para até as 23h. O terceiro equipamento contemplado pela iniciativa é a UBS Amélia Richard Locatelli, no Bairro Santa Maria, que implantou o novo expediente na terça-feira (13/10).

A iniciativa, além da extensão para o período noturno, visa a humanização do atendimento, a diminuição do tempo de espera, desafogar a fila nos hospitais municipais e a redução do deslocamento da própria população, não necessitando que os munícipes tenham que sair de seu bairro de origem para o hospital referência.

O prefeito Paulo Pinheiro inaugurou o Terceiro Turno na Amélia Richard Locatelli. A iniciativa integra pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar para o Futuro, lançado pelo chefe do Executivo também na terça-feira.

“O Terceiro Turno foi criado para as demandas espontâneas, sem a necessidade de marcação de consultas. Chegou, é atendido. Com ações pioneiras, como esta, estamos fazendo de São Caetano referência também na Saúde”, afirmou o prefeito.

No período noturno da UBS Amélia Richard Locatelli são destacados 11 profissionais, entre recepcionistas, auxiliares, enfermeiros e médicos, que atendem em Clínica Geral e Pediatria. O programa também já está em vigor na UBS Nair Spina Benedicts, no Bairro Oswaldo Cruz, e no Centro Policlínico Gentil Rstom, no Bairro Boa Vista. Outras unidades receberão a iniciativa em breve.

Quem utilizou os serviços na primeira noite do Terceiro Turno aprovou o programa. “Vim com a intenção de somente marcar consulta com o clínico, conformada de que teria de voltar outro dia. Mas já passei com o médico e estou com os pedidos de exames em mãos. Tudo muito rápido e eficiente”, atestou Noemi Rita de Lima, de 19 anos, moradora do Bairro Santa Maria.

Amiga de Noemi, Carina Gomes, de 20 anos, também se consultou com o clínico antes de fazer um check-up. “Vou fazer exames de rotina, já que não faço há alguns anos. Este atendimento rápido é um estímulo para que as pessoas cuidem da saúde”, avaliou a moradora do Bairro Barcelona.

O secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, destacou os ganhos que o Terceiro Turno proporciona para os moradores e também para o sistema público de Saúde. “Facilitamos o atendimento aos pacientes da região, espacialmente aos que trabalham durante o dia. Consequentemente temos outras grandes vantagens, que é desafogar o Hospital de Emergências Albert Sabin e aliviar a agenda dos ambulatórios.”

Segundo o coordenador-médico do projeto, Roberto Rodrigues Junior, a estimativa é a de que o Terceiro Turno na UBS Amélia Richard Locatelli atinja cerca de 1.000 atendimentos no primeiro mês. “Depois estes números deverão aumentar, seguindo a tendência que observamos nas outras duas unidades que já contam com o horário de funcionamento ampliado.”

Uma ambulância fica de prontidão para a transferência de pacientes em estado grave. Além da Clínica Geral e Pediatria, incluídas no Terceiro Turno, a Prefeitura facilitará o atendimento em outras das especialidades com maior procura da cidade: Dermatologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia e Neurocirurgia. Este é o Programa Especialista Perto de Você, que será lançado por Paulo Pinheiro nesta quarta-feira (14/10), às 19h, no Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "3º Terceiro Turno facilita o atendimento de Saúde no Santa Maria e Barcelona"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *