3º Encontro Nacional da CNTU debate Democracia e Desenvolvimento

790 0

Da Redação – Debater as dificuldades do presente e lançar luz sobre um futuro possível. Com esse objetivo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) reunirá as lideranças sindicais das seis categorias que compõem a entidade, de cinco federações e 97 sindicatos, além de conselheiros consultivos e parceiros. O 3º Encontro Nacional da CNTU será realizado no próximo dia 10, em São Paulo.

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento”, o evento pretende contribuir para a construção de uma soberania cidadã, ao relacionar as duas palavras e discutir ideias para a luta contra a recessão econômica, com o processo de ampliação da democracia e o desenvolvimento, com inclusão social. Esse binômio também pode ser entendido pela necessidade contemporânea de desenvolver a política e democratizar a economia como grandes desafios da atualidade no Brasil.

No período da manhã, será realizada a mesa-redonda “O direito à educação continuada dos profissionais universitários e sua importância para o desenvolvimento brasileiro”. Contando com apresentações de sete especialistas, o debate ilustra a campanha da CNTU denominada “Brasil Inteligente – Por um sistema nacional de educação continuada dos profissionais universitários”, que busca criar uma legislação e um ambiente cultural no País que incentivem e promovam a educação permanente dos 15 milhões de brasileiros que possuem um diploma universitário.

Para a entidade, o aprimoramento continuado de todos os trabalhadores, com atenção especial na porção mais escolarizada da população, é decisivo para o crescimento da produtividade da economia brasileira  e  para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovacional  do País. “Cada palestrante irá trazer a dimensão e a importância da educação continuada em sua categoria profissional. Assim, poderemos entender os desafios e o impacto disso, uma vez que a educação é transversal a todos os profissionais”, destaca Allen Habert, diretor de Articulação Nacional da CNTU e coordenador do encontro.

A programação do turno vespertino começará com a conferência “Caminhos para o País que queremos”, que será proferida pelo economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislaw Dowbor. O tema está ligado ao escopo do projeto “Brasil 2022: o país que queremos”, proposto pela CNTU no contexto da comemoração altiva do Bicentenário da Independência do Brasil. Isso significa constituir, desde já, um processo de mobilização social de orientação democrática para desenvolver a soberania cidadã, por meio do debate criativo, com o uso de várias linguagens, experiências, e singularidades.

“A CNTU é uma entidade de cúpula e não apenas um conjunto matemático de categorias profissionais. Ela representa uma visão conjunta, buscando eliminar a ideia segmentada e procurar soluções para os problemas existentes. Hoje o cenário é mais complexo e os debates ajudarão a criar novas políticas e ideias para construirmos o futuro que queremos”, explica Habert.

Jovem Profissional – Na véspera do 3º Encontro da CNTU, no dia 9 de dezembro, o Departamento do Jovem Profissional da CNTU promove o seminário “Juventude e mercado de trabalho”, das 9h às 18h. No período da manhã, será feita a apresentação do “Mapeamento das condições socioeconômicas das seis profissões da CNTU”. O estudo foi elaborado e será apresentado pelo professor Waldir Quadros, da Unicamp, que é especialista em economia do trabalho.

Tomando como base o tripé “trabalho, política e cultura”, o seminário também marca o lançamento do Departamento do Jovem Profissional da CNTU. “O objetivo do evento é reunir a juventude que já milita no movimento sindical para discutir e construir essas diretrizes que irão nortear as ações do Departamento”, explica Marcellie Dessimoni, coordenadora da ação.

Premiação – À noite, como acontece a cada ano, a CNTU realiza a cerimônia de entrega dos troféus e diplomas a sete personalidades profissionais, sendo seis delas indicadas pelas federações filiadas, e o sétimo, em Excelência em Gestão Pública,  indicado pela  diretoria da CNTU. O Prêmio Personalidade Profissional da CNTU encontra-se em sua 5ª edição,  contando já com uma expressiva galeria de homenageados.

Confira a programação completa do 3º Encontro Nacional da CNTU no link http://www.cntu.org.br/new/eventos/icalrepeat.detail/2015/12/10/4/120/3-encontro-nacional-da-cntu?filter_reset=1.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "3º Encontro Nacional da CNTU debate Democracia e Desenvolvimento"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *