335 escolas estaduais do ABCD têm dia de eleição para escolher grêmios

630 0

Da Redação – O secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini, participou, nesta quarta-feira (13), da abertura das eleições dos grêmios estudantis da rede estadual. Pela primeira vez a Secretaria sugeriu às escolas um pleito simultâneo (nos dias 13 e 14). A previsão é que já na próxima semana as chapas vencedoras sejam empossadas. NO ABCD, 269,1 mil alunos participam das escolhas dos grupos que atuarão nas 335 unidades de ensino.

A unidade escolhida para a visita do secretário Nalini foi a Escola Estadual Isaí Leirner, na zona leste capital, onde estão matriculados 150 alunos do Ensino Médio.

Em todo o Estado, cada unidade teve autonomia para convocar assembleia geral e elaborar o estatuto gremista. Também é de responsabilidade das escolas acompanhar o processo de votação. Algumas optaram pelo voto em cédulas de papel e outras foram além: com ajuda das equipes de tecnologia das Diretorias de Ensino, criaram sistemas eletrônicos próprios. A fase de apuração será acompanhada de perto pela comissão eleitoral.

As escolas que, por qualquer motivo, anteciparam ou postergaram a votação, também receberão suporte da Secretaria. O objetivo é que todas as 5 mil unidades tenham um grupo de representantes de acordo com o ciclo oferecido e eleitos democraticamente. Para isso também foram designados em cada unidade professores que farão a mediação entre as escolas e as diretorias de ensino.

Experiências anteriores – Entre as escolas que já conhecem a experiência e as vantagens do projeto estão a E.E. Professor Mozart Tavares de Lima e a E.E. Milton da Silva Rodrigues, na capital paulista. No “Ação Mozart Jovem”, por exemplo, os gremistas transformam o óleo de cozinha em sabão. São eles também que auxiliam e ensinam os estudantes menores a fazer o produto sustentável. Já os estudantes da “Atitude Jovem” entraram na luta contra o Aedes. Desde o ano passado são realizadas ações voltadas ao combate e à conscientização dos alunos sobre o assunto. Eles também promovem constantes ações para melhorar o ambiente escolar e o aprendizado dos alunos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "335 escolas estaduais do ABCD têm dia de eleição para escolher grêmios"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *