2º Mutirão de limpeza revitaliza mais 11 áreas de São Bernardo

202 0

Meta é recuperar áreas degradadas pelo descarte irregular de entulho e conscientizar moradores sobre o descarte de resíduos nos Ecopontos

Texto: Carla de Gragnani – Crédito-foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo deu prosseguimento neste sábado (27) ao mutirão de limpeza de 178 endereços utilizados irregularmente para descarte de lixo e entulhos – os chamados pontos viciados – mapeados pela secretaria de Serviços Urbanos.

Neste fim de semana, 336 funcionários da Administração participaram voluntariamente da ação, que revitalizou mais 11 espaços públicos, com serviços como remoção de lixo, limpeza, pintura de muros e calçadas e instalação de paisagismo.

O objetivo do mutirão é recuperar áreas degradadas pelo descarte irregular de entulhos e conscientizar a população sobre a importância do descarte de resíduos nos Ecopontos da cidade. Ao todo, são 12 equipamentos preparados para o recebimento de entulhos de construção civil, além de objetos volumosos domiciliares, como móveis e utensílios domésticos – normalmente recolhidos na operação Bota-Fora –, e materiais recicláveis. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 16h. O local não recebe itens como pneus, paletes, produtos químicos, lixo eletrônico, lixo orgânico e lâmpadas.

“Além da limpeza, estamos instalando placas reforçando que o descarte de entulhos nas calçadas não é permitido. A revitalização de muros e calçadas e instalação de floreiras é uma forma de inibirmos o descarte irregular. Quando o local está bem cuidado, as pessoas pensam duas vezes antes de jogar sujeira e entulho. Esta é uma forma de deixarmos nossa cidade mais bonita e melhor cuidada”, destacou o chefe do Executivo, que também participou do mutirão realizado na Rua Giacinto Tognato, no Baeta Neves.

A ação também foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e por funcionários do Instituto Municipal de Assistência ao Funcionalismo (Imasf). Os demais locais recuperados na ação estão situados na Rua da Educação, Vila Esperança; lateral da EMEB Padre Léo Comissari, no Jardim Silvina; Rua Ricardo, no Alves Dias; Rua Julio Lopes, no bairro Calux; Rua Camargo com Rua Gal. Isidoro Dias Lopes, na Paulicéia; Final da Rua Frei Damião, no Jordanópolis; Rua Gaspar de Sousa, no Jardim Silvina; Rua Pedroso Horta, no bairro dos Casa; na Avenida Lyons, próximo à divisa co Santo André, e Rua Di Penedo, na Vila Alcântara.

No total, os 11 endereços receberam 66 floreiras, 33 sacos de terra, 195 sacos de compostagem e 84 placas informativas. Entre os voluntários, 107 atuaram como agentes da Educação Ambiental, conscientizando a população sobre a importância de respeitar a regra de descarte de entulho nos Ecopontos.

“O descarte irregular traz transtorno para os próprios moradores do entorno. É importante destacar que a Prefeitura sempre recolheu estes resíduos das calçadas, apesar de não ser o local correto. Agora, estamos focando nesta campanha de conscientização para acabar de vez com os pontos viciados”, completou Marcelo Lima.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "2º Mutirão de limpeza revitaliza mais 11 áreas de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *