2º Dia D contra Covid-19 em Diadema vacina 1229 idosos com 69 anos ou mais

77 0

Cerca de 90% dos idosos com 69, 70 e 71 anos já foram vacinados no município

Da Redação – As 20 Unidades Básicas de saúde (UBSs) de Diadema abriram as portas neste sábado (27/03) para mais um Dia D contra a covid-19, vacinando moradores do município com 69 anos ou mais.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste sábado, foram vacinadas 1229 pessoas, sendo 1221 com primeira dose e oito com a segunda. A vacinação para o público com 69, 70 e 71 anos começou na quinta-feira (25/3) e 90% dos munícipes dessa faixa etária já foram vacinados.

A iniciativa de abrir as unidades aos sábados amplia o acesso a idosos ou acompanhantes que não podem comparecer durante a semana. O primeiro Dia D ocorreu há duas semanas, atendendo na ocasião pessoas com idade a partir de 75 anos.

Quem tem a partir de 69 anos e ainda não se vacinou continua tendo direito. Basta comparecer a uma UBS, levar documento com foto e comprovante de endereço de Diadema. Não é necessário agendamento. A previsão é que, a partir de 5 de abril, a vacinação esteja disponível também para idosos com 68 anos ou mais.

Moradora do bairro Inamar, Consuelo Ramos de Freitas, 69, foi vacinada neste sábado na UBS do bairro, elogiou o atendimento prestado e conta que a vacina é uma “vitória” e uma “bênção”. “Venham tomar essa vacina que é muito boa para todos nós e para a nossa saúde.”

A ação do Dia D foi elogiada também nas redes sociais da Prefeitura. Rachel Martins, por exemplo, postou comentário elogiando os profissionais da UBS de Eldorado. Já Renata Rapacci conta que a mãe foi vacinada na UBS Centro. “Felicidade e alívio que não cabem em minha alma.”

MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Em visita à UBS Eldorado durante a manhã, o prefeito José de Filippi Júnior disse que as unidades de saúde estão preparadas para receber as pessoas para a vacinação e reforçou que as medidas de proteção são essenciais para o combate à covid-19. “Guarde o distanciamento social, fique em casa se você puder e vamos fazer essa grande corrente de combate contra a covid.”

Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância à Saúde de Diadema, lembra que as unidades de saúde estarão abertas, nesta próxima semana, de segunda a quinta-feira para vacinação, fechando apenas no feriado de Sexta-Feira Santa (2/4).

Ela reforça que as pessoas que já estejam no momento de tomar a segunda dose compareçam a mesma UBS onde tomaram a primeira dose para garantir a imunização.  “Precisamos melhorar a cobertura das segundas doses, principalmente na faixa etária acima de 75 anos.”

A ação deste sábado, coordenada pela Secretaria de Saúde, contou com o apoio das secretarias da Educação, Esporte, Cultura e Comunicação, além da GCM e da Fundação Florestan Fernandes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "2º Dia D contra Covid-19 em Diadema vacina 1229 idosos com 69 anos ou mais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *