Grande ABC sedia a primeira Semana da Prematuridade

415 0

Da Redação – A ONG Prematuridade.com e a Clia Psicologia, Saúde & Educação vão realizar, entre os dias 21 e 26 de outubro, em Santo André, a 1ª Semana da Prematuridade do Grande ABC, um encontro onde profissionais especializados no assunto participarão  de palestras e mesas redondas com a finalidade de informar pais e familiares de prematuros sobre como atravessar esta fase e, além disso, dar informações valiosas aos profissionais da área de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, são quase 300 mil nascimentos antecipados por ano no Brasil, 11,7% do total, o que nos coloca no 10º lugar no ranking mundial de prematuridade, principalmente devido a fatores como doenças maternas, gestação na adolescência ou tardia, pré-natal deficitário, entre outros. As regiões mais afetadas são o Sul e o Sudeste, com taxas de nascimentos prematuros de 12% e 12,5%, respectivamente. Metade dos partos que ocorrem antes de 37 semanas de gestação têm causas desconhecidas, e a outra metade acontece em função de doenças maternas, gestação na adolescência ou acima dos 35 anos, altos índices de cesáreas eletivas, fertilizações in vitro, pré-natal deficiente, entre outras causas.

Está evidente que a desinformação sobre o tema é um fator decisivo para índices tão elevados de prematuridade no nosso país. Ainda assim, muito pouco tem se falado ou feito para mudar essa realidade. O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde (2011), a cada 30 segundos 1 bebê morre em consequência do parto antecipado no Brasil. O  Brasil precisa aumentar em 30% a oferta de leitos neonatais para atender à recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que é de 4 leitos de UTI para cada mil bebês nascidos vivos.

O nascimento de um prematuro deixa sequelas psicológicas permanentes para os pais e pode acarretar sequelas de saúde para os bebês, podendo ser estes danos incapacitantes. Grande parte desses partos poderia ser evitada através de informação (campanhas de prevenção). É essencial que sejam realizadas ações que chamem atenção para o problema e que promovam seu enfrentamento.

Os eventos agendados vão ocorrer na sede da Clia Psicologia, Saúde & Educação, no bairro campestre em Santo André, em horários alternados. Para conhecer toda a programação e fazer inscrições é preciso acessar o web site da Clia pelo endereço: http://cliapsicologia.com.br/i-semana-da-prematuridade-do-abc.

Serviço – 1ª Semana da Prematuridade do Grande ABC – Ciclo de eventos gratuitos. Dia: de 21 a 26 de novembro. Horários: ver programação no site da Clia (Rua Vitória Régia, 1095 – Campestre – Sto. André) Tels.: (11) 4424-1284 e (11) 2598-0732 E-mail: cliapsicologia@cliapsicologia.com.br
Para visualizar a programação completa e atualizada visite o web site da Clia

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grande ABC sedia a primeira Semana da Prematuridade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *