Escola de Formação Ambiental Billings celebra a Mata Atlântica

1348 0

Da Redação – No próximo sábado, dia 19 de setembro, se comemora em todo o Brasil o Dia Nacional da Árvore. Por conta da importante data, a programação da Escola de Formação Ambiental Billings, de Santo André, neste mês, terá como tema a Mata Atlântica, importante floresta tropical que cobre a costa brasileira, inclusive a região que compreende o Grande ABC.

As atividades têm início no dia 9, com o Adote uma Árvore, que tem como objetivo reforçar o Programa de Reflorestamento realizado na região da vila de Paranapiacaba e do Parque Andreense. A partir das 9h, serão realizadas ações educativas voltadas à importância da conservação das florestas para a manutenção dos recursos hídricos. Na oportunidade os participantes poderão adotar uma muda que, mediante, cadastro, terá seu desenvolvimento acompanhado pelo Programa. A atividade, que terá uma edição também no dia 14, no mesmo horário, acontecerá no Posto de Saúde do Parque Andreense, na Rua Ibertioga, s/n.

Neste mês o público terá a oportunidade de participar de série de oficinas de arte e reutilização de papel. As atividades envolverão a sensibilização dos participantes quanto à importância do consumo consciente e da destinação adequada dos resíduos sólidos, com destaque ao processo de fabricação de papel, a importância da reciclagem e reutilização deste material relacionando o assunto à conservação das florestas e à responsabilidade social. No dia 17 será realizada a oficina de bijuteria com revista. A atividade será na Rua presidente Kennedy, 35, no Parque América. Nos dias 23 e 25 o encontro, na Rua Ubirajara, s/n, na Estância Rio Grande, ensinará a reutilização de papel de revista na confecção de objetos de decoração. E no dia 28, a EFA Billings receberá a oficina de reutilização de rolos de papel na confecção de caixas de presente e enfeites.  Todas as oficinas acontecerão das 14 às 16h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

No dia 30, das 14h às 16h, a EFA Billings recebe o engenheiro-agrônomo da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Bernardo Hurtado Cano Sobrinho, para a palestra sobre Plantio de espécies atrativas de fauna dispersora de sementes. O endereço da escola é Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

Circuito Tela Verde – Depois do Parque Andreense, em setembro a Mostra do Circuito Tela Verde chega à Paranapiacaba. Nos dias 16, 18, 21 e 23, na EMEIEF da vila, exibirá os filmes da mostra, que em sua 6ª edição tem como tema “Muito além do lixo tem…”. A atividade é voltada para crianças de cinco a 10 anos e além da exibição de vídeos contará com atividades lúdicas com temas voltados ao consumo consciente, destinação final adequada de resíduos sólidos com destaque à produção e reciclagem do papel, incluindo jogos gigantes e oficina de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Entre os vídeos a serem exibidos se destacam: Toda forma se transforma, Aninha visita Rezaiclon, Robocopo, Lixo Lixinho e outros. As exibições serão às 9h e às 14h.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura e tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual e da educomunicação. Entre os espaços exibidores estão Salas Verdes, Escolas, Universidades, Sindicatos, Cineclubes, Unidades de Conservação, Órgãos Públicos, Museus, Pontos de Cultura entre outros. A Escola de Formação Ambiental Billings, selecionada pelo Projeto em 2013, é um dos espaços exibidores em Santo André.

E neste mês a Escola também dará início ao Programa de Formação Ambiental Continuada de funcionários do Grupo de Interesse Social da região de Paranapiacaba e Parque Andreense e dará continuidade à programação de aulas com a turma do Projeto Pegada Jovem – Núcleo Parque Andreense às terças-feiras, projeto realizado em parceria com o SEMASA.

A Escola de Formação Ambiental Billings é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba. A cada mês, a escola organiza uma programação com oficinas, cursos, visitas pedagógicas e palestras. O endereço da escola é Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense.

SERVIÇO – Programação da Escola de Formação Ambiental Billings – Setembro 2015. Neste mês a programação celebra a Mata Atlântica. Inscrições e informações: (11) 4439-5022 ou pelo email: eeambiental@santoandre.sp.gov.br Toda a programação é gratuita.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escola de Formação Ambiental Billings celebra a Mata Atlântica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *