Começa segunda fase da campanha contra o HPV em São Bernardo

670 0

Da Redação – A partir do próximo dia 8 (terça-feira), São Bernardo realizará a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos nas escolas estaduais e privadas. O objetivo da campanha é proteger contra o câncer do colo de útero – segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil – e verrugas genitais.

Poderão ser vacinadas com a segunda dose da vacina as meninas de 9 a 11 anos que já receberam a primeira dose em março. As meninas desta faixa etária que não tomaram a primeira dose também deverão ser vacinadas. A estimativa da Secretaria de Saúde de São Bernardo é a de vacinar cerca de 18 mil meninas. A campanha nas escolas se estenderá até outubro.

Já as adolescentes de 12 e 13 anos que não se vacinaram ou não receberam a segunda dose no ano passado, quando da introdução da vacina no calendário, deverão procurar as unidades básicas de saúde.

O HPV (Papilomavírus Humano) é altamente contagioso. Sua transmissão se dá por contato com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é por meio da relação sexual, mas o vírus também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

A vacina contra o HPV  tem maior eficácia na proteção de mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, ainda não tiveram contato com o vírus. Além disso, a vacina é quadrivalente, ou seja, ela imuniza contra os vírus HPV tipos 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero em todo mundo,  e os tipos 6 e 11, causadores das lesões anogenitais em cerca de 90% dos casos.

A vacina é composta por três doses. Após tomar a primeira vacina, as adolescentes devem tomar a segunda dose seis meses depois. A terceira vacinação deverá ser aplicada 5 anos depois da segunda dose.

Não há necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais durante a aplicação da vacina, mas os responsáveis devem assinar um termo de recusa, caso não autorizem a vacinação.

A vacina é muito segura e tem o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS). A eventual ocorrência de desmaios não está relacionada à dose tomada, mas ao fato de a adolescente fazer algum esforço físico ou permanecer muito agitada logo após a vacinação. Por isso, as adolescentes tomarão a vacina sentadas e será recomendado que elas fiquem por 15 minutos sem praticar esportes ou movimentos drásticos. Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica de São Bernardo pelo telefone 4128-7758.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Começa segunda fase da campanha contra o HPV em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *