São Caetano define comissão para celebrar o Movimento Autonomista

822 0

Da Redação – Uma das passagens mais importantes da história de São Caetano será relembrada com atividades para que as gerações reconheçam aqueles que tanto se dedicaram pela cidade. O prefeito Paulo Pinheiro assinou a portaria 31.387, de 24 de agosto, que cria a Comissão Organizadora do 67º Aniversário do Movimento Autonomista, comemorado de 18 a 24 de outubro.

Fundada por imigrantes italianos em 28 de julho de 1877, São Caetano conquistou a sua emancipação político-administrativa em 24 de outubro de 1948. Naquele dia mais de oito mil pessoas votaram, em plebiscito, pela separação de Santo André.

A emancipação teve origem no Movimento Autonomista, formado por 95 homens e mulheres de fibra, garra e coragem, que não estavam contentes com os rumos da comunidade e lutaram pela independência de São Caetano contra os chapas-pretas, os contrários à autonomia. O movimento deu voz ao povo, que, soberano, decidiu pela separação.

A Comissão terá a missão de organizar o calendário de atividades que rememorem o movimento. É presidida por Mário Porfírio Rodrigues, um dos 95 líderes autonomistas. Confira todos os integrantes:

Mário Porfírio Rodrigues – presidente; Atílio Santarelli – secretário; Domingo Glenir Santarnecchi; Humberto Pastore; Oscar Garbelotto; Ivo Pellegrino; Sônia Maria Franco Xavier; Jander Cavalcanti de Lira; Ivone Braido Voltarelli; Francisco Antonio Soeltl; Wagner Natale e João T. Mariani.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano define comissão para celebrar o Movimento Autonomista"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *