Marinho, Lula e Mujica fecham Seminário Internacional sobre Participação Cidadã

1054 1
final

Da Redação – O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Alberto Mujica Cordano encerraram, no dia 29, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), o Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI.

O evento contou também com as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, mediador de uma das mesas, secretários municipais, como Nilza de Oliveira (Orçamento e Planejamento Participativo) e Tarcisio Secoli (Serviços Urbanos), entre outros, prefeitos e deputados estaduais e federais.

A mesa redonda com os dois ex-presidentes, mediada por Luiz Marinho, teve como tema “A importância da participação cidadã na América Latina”. O prefeito de São Bernardo, que também abriu o primeiro dia do evento, salientou que os debates ajudam na reflexão da construção da cidade. “Esse processo deve ser partilhado entre governo e sociedade, sempre na busca de um consenso ao ouvir as vozes dissonantes”, disse.

Em sua apresentação, Mujica, hoje senador do Uruguai, ressaltou que em uma sociedade democrática os indivíduos devem estar inseridos em partidos políticos. “As pessoas se unem em um partido por conta de um sonho, uma utopia e ninguém deve ser maior que isso. Não há homens imprescindíveis, mas sim causas imprescindíveis”, comentou.

Na sequência, quem falou foi o ex-presidente Lula, que lembrou que o modelo de gestão implementado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com o Orçamento Participativo (OP), revolucionou a forma de administração pública no País. “Antes, o morador não sabia quais eram as propostas para seu bairro. Com o OP, nos convidamos essas pessoas a dizer quais são as suas necessidades e nos ajudar a elencar as mais importantes”, destacou.

Sempre muito aplaudido pelo público, Lula também afirmou que um dos aspectos mais importantes da participação cidadã nas políticas públicas é o governante saber ouvir a população. “Não há uma participação completa sem isso. Agreguei muito conhecimento ouvindo movimentos sociais e sindicais ao longo dos meus mandatos.”

Protagonistas – A primeira mesa redonda do dia, mediada pelo ministro Arthur Chioro, teve como tema “Projeto Protagonistas da Participação. Emergência de saberes, ações anticíclicas e novas propostas”. Participaram das discussões a secretária Nilza de Oliveira, o coordenador do Projeto Protagonistas da Participação de São Bernardo, Victor Huerta Arroyo, e pessoas que deram depoimentos para o livro Protagonismo e Participação em São Bernardo do Campo.

A publicação, lançada e entregue gratuitamente aos visitantes no fim do seminário, é resultado de políticas de participação cidadã desenvolvidas pela Prefeitura e de depoimentos de “protagonistas” desse processo conjunto.

Chioro destacou que, atualmente, muitos outros governos têm se tornado sensíveis a ouvir a população e, por isso, estão criando mecanismos de participação. “Não basta apenas criar esses espaços, mas também ouvir as necessidades e anseios dessa população. Conforme essas necessidades forem sendo atendidas, novas irão surgir e os governantes devem ser capazes de promover o diálogo”, disse.

Segundo Nilza de Oliveira, é necessário que os munícipes, em conjunto com governantes, ajudem a pensar a cidade em longo prazo e não somente no período de mandato. “Com os espaços de participação mostramos que é possível o diálogo em busca de uma cidade melhor”, destacou.

Além de apresentações culturais com artistas do município, o seminário contou no primeiro dia com as palestras do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho; do governador de Santa Fé (Argentina), Antonio Bonfatti; além dos professores Yves Cabannnes (Univesity College London); Giovanni Alegretti (Universidade de Coimbra); Jeroen Klink (Universidade Federal do ABC); Evelina Dagnino (Unicamp) e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Marinho, Lula e Mujica fecham Seminário Internacional sobre Participação Cidadã"

  1. Pingback: Coluna do dia 31/08/2015 | CliqueABC

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *