São Caetano ganha o reforço de 50 novas viaturas contra o crime

824 0

Da Redação – A população de São Caetano está ainda mais protegida. No último domingo (23), a Prefeitura entregou 50 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), reforçando o patrulhamento nos 15 bairros da cidade. O evento reuniu milhares de pessoas na Avenida Presidente Kennedy, que foi palco também de atividades esportivas e culturais.

Na ocasião, o prefeito Paulo Pinheiro lembrou que, em 2012, 30% da população apontou a Segurança como o maior problema de São Caetano. Situação que tem mudado gradativamente, especialmente após o lançamento do Programa Cidade Segura, em abril de 2014. O maior pacote de investimentos da história do município no setor engloba 16 itens, dos quais 13 já foram colocados em prática, entre eles a renovação e ampliação da frota da GCM.

“Estamos combatendo a atuação dos criminosos de forma cada vez mais enérgica, porque visamos, acima de tudo, a proteção e o bem-estar de nossos moradores”, ressaltou o chefe do Executivo. “Estamos cumprindo o que prometemos. Estas viaturas vão inibir e repreender as ações delituosas, fazendo com que a violência recue ainda mais”, concluiu, lembrando que São Caetano conquistou o primeiro lugar em Segurança no ranking Connected Smart Cities 2015, que mapeou o Brasil.

As até então 37 viaturas da GCM, todas com no mínimo cinco anos de uso, foram substituídas por 50 zero-quilômetro. São 28 Chevrolet Cobalt, 12 motos Honda XRE 300cc, 4 Chevrolet Trailblazer, 4 vans para bases móveis e transporte de guardas para eventos, e 2 Chevrolet S10 cabine dupla para o Canil da corporação. Todas foram adesivadas seguindo um novo conceito visual.

Paulo Pinheiro entregou as chaves em mãos aos guardas. A imponência das novas viaturas chamou a atenção de quem passava pela Presidente Kennedy. Muitos moradores que se exercitavam na Rua de Lazer pararam para acompanhar o ato e elogiar a iniciativa. “Quando tenho que sair de São Caetano dá um aperto no peito. Quando volto, é aquela sensação de retornar para casa. Só me sinto segura aqui. E agora mais ainda”, afirmou a professora Marta Cavalcante, de 52 anos, moradora do Bairro Barcelona.

“Este investimento é fundamental para ampliarmos a prevenção e o combate à violência. Mas de nada valeria se não tivéssemos homens e mulheres abnegados como os nossos guardas”, destacou o secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Alvares Barreiras. O comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva, também participou do evento.

O Programa Cidade Segura concentra obras, aparelhamento das Forças de Segurança e execução de programas estratégicos. Entre as iniciativas já executadas estão a criação da Atividade Diferenciada da GCM e da Atividade Delegada da Polícia Militar, em que a Prefeitura paga para que guardas e policiais atuem em dias de folga, respectivamente. As medidas garantem o aumento dos efetivos nas ruas.

E os indicadores criminais despencaram em São Caetano desde que as primeiras ações do Programa Cidade Segura entraram em vigor. Segundo dados do governo do Estado, em 12 meses os roubos de veículos caíram 46,2%; os homicídios recuaram 33,3%; os roubos de outros bens ou pertences diminuíram 12,9%; e os furtos de veículos retrocederam 13,5%.

Defesa Civil – Além das 50 viaturas da GCM, a Prefeitura entregou domingo mais três carros para a Defesa Civil. São duas S10 cabine dupla e uma Montana, que auxiliarão no socorro às vítimas de emergências, entre outras atividades.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano ganha o reforço de 50 novas viaturas contra o crime"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *