CVV promove V Simpósio Internacional e II Debate sobre suicídio na mídia

961 0

Da Redação – O CVV é a entidade que atua há mais tempo na prevenção do suicídio no Brasil e uma das mais antigas no mundo, com 53 anos completos no início de 2015. A instituição sem fins lucrativos organiza dois eventos para discutir conscientizar a população a respeito do assunto na semana de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio – Pelo quinto ano consecutivo ocorre o Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, neste ano na cidade do Rio de Janeiro. As edições anteriores foram realizadas em Guarulhos (SP), São Paulo capital, Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Robert Gellert Paris Junior, presidente do CVV – Centro de Valorização da Vida, comenta que essa alternância de localidades é uma das formas encontradas para aumentar a abrangência do debate.

“O silêncio tem se mostrado o maior vilão do aumento dos casos de suicídio em todo o mundo”, comenta Robert que também é membro do Befrienders Worldwide, entidade que congrega iniciativas pela prevenção do suicídio em diversos países. “É preciso quebrar esse tabu, mostrar que suicídio tem prevenção em pelo menos 90% dos casos e estimular que o assunto seja abordado pela imprensa, em escolas, consultórios médicos, instituições religiosas, rodas de amigos e dentro dos lares.”

O V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio ocorre em 11 de setembro com a presença de um representante da Dinamarca, além de profissionais brasileiros com experiência internacional. Formam a mesa: o educador Jeppe Kristen Toft diretor do Livslinien Institute da Dinamarca; Dr. Neury José Botega, psiquiatra da Unicamp – Universidade de Campinas; Dr. Humberto Corrêa, psiquiatra da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e vice-presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia; Dr. Carlos Felipe D’Oliveira, psiquiatra, ex-coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio; e Robert Gellert Paris Junior, presidente do Centro de Valorização da Vida.

II Debate “A dificuldade da abordagem do suicídio na mídia” – No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o CVV realiza o II Debate “A dificuldade da abordagem do suicídio na mídia”, um evento de jornalistas para jornalistas, com a finalidade de discutir os motivos que levam a imprensa a evitar o assunto, e alternativas viáveis para contribuir de forma efetiva com o debate popular e consequente redução nos altos índices de suicídios.

Também realizado no Rio de Janeiro, a iniciativa conta com a presença de André Trigueiro, da Rede Globo e autor de um recente livro sobre prevenção do suicídio; Flávia Oliveira, da Globo News; Luis Fernando Correa, médico comentarista da Rede Globo e Rádio CBN; Fernando Molica, do jornal O Dia e Portal IG; e Rodolfo Schneider, do Grupo Bandeirantes.

Movimento Setembro Amarelo – Além dos dois encontros na semana do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o CVV está empenhado no movimento Setembro Amarelo, iniciativa estimulada mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio que consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

Diversos endereços do CVV em todo o país vão colocar uma faixa amarela na sua fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.

Qualquer pessoa pode colaborar com o Movimento, com a iluminação ou a identificação da fachada de uma casa ou prédio, promoção de motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a fanpage do CVV (https://www.facebook.com/cvv141) poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.

Serviço – Simpósio e Debate sobre prevenção do suicídio
II Debate “A Dificuldade da abordagem do suicídio na mídia”
Data: 10 de setembro de 2015 (Dia Mundial de Prevenção do Suicídio)
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Av. República do Chile, 65 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Participação gratuita

V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio
Data: 11 de setembro de 2015
Horário: 14h às 18h
Local: Av. República do Chile, 65 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CVV promove V Simpósio Internacional e II Debate sobre suicídio na mídia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *