Educação de São Caetano trabalha para ampliar inclusão nas escolas

913 0

Da Redação – A inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas municipais é um compromisso da rede de Educação de São Caetano. E para reforçar o bom trabalho na cidade foi promovido neste sábado (22) o Workshop Desafios da Inclusão, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns. O objetivo do evento foi estimular o debate entre educadores para promover reflexões sobre as diferenças, gerando ações articuladas que possibilitem o avanço da diversidade no contexto escolar.

A abertura ficou a cargo do renomado pesquisador Lino de Macedo, orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre, doutor e livre docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Macedo estimulou uma reflexão sobre o papel dos professores no dia a dia dos alunos de inclusão.

A secretária de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, ressaltou o trabalho realizado pela Prefeitura na área da inclusão. “Nós contratamos mais de 70 cuidadoras para fazer um acompanhamento individualizado dos estudantes de inclusão do Ensino Fundamental e Médio – na Educação Infantil este trabalho já é desempenhado pelas equipes das unidades. A rede também conta com professoras especialistas em cada unidade escolar e, com isso, já atendemos mais de 400 alunos com deficiência.”

Após a palestra da abertura, os professores da rede puderam participar de cinco oficinas diferentes: O aluno com deficiência múltipla e a atuação do professor mediador; “A voz do João – um olhar” – Introdução da comunicação alternativa; Adaptações em sala de aula: experiências reais na educação inclusiva; Possibilidades e aprendizagens significativas no contexto inclusivo; e Relation Play – movimento, comunicação e interação – Oficina e vivência corporal.

“Os educadores ficaram muito satisfeitos com o evento. Além da palestra, que suscitou muita reflexão, as oficinas foram produtivas, abordando temas que fazem parte da realidade da inclusão nas escolas. Além da fundamentação teórica tivemos uma importante contextualização prática”, explicou Patrícia Aparecida David, que integra a equipe de Inclusão Educacional da Secretaria de Educação junto com Erica Albanese, Fani Castrillo e Maria Madalena Jerônimo.

As oficinas do Workshop Desafios da Inclusão foram ministradas por professores especialistas da rede municipal e também por profissionais de Psicologia e Terapia Ocupacional da Fundação Anne Sullivan.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educação de São Caetano trabalha para ampliar inclusão nas escolas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *