São Bernardo vence etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente

830 0

Da Redação – São Bernardo venceu a etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente – Municípios com mais de 300 mil habitantes. O anuncio foi feito pela secretária de Saúde, Odete Gialdi, no lançamento do Guia da Saúde, publicação que reúne informações sobre os serviços do SUS. Foi a 3ª vez que o município vence essa etapa da premiação e agora segue para a nacional.

Criado em 2005 pelos conselhos Federal de Odontologia e Regionais de Odontologia, com o apoio do Ministério da Saúde, o Prêmio Brasil Sorridente é destinado aos municípios que se destacam na implantação de políticas públicas de saúde bucal.

São Bernardo venceu a etapa nacional em 2013 e, no ano passado, recebeu um consultório odontológico completo, doado pelo Conselho Federal de Odontologia, que foi instalado na Unidade Básica de Saúde Riacho Grande.

Atualmente, o município conta com 75 equipes de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cada uma  formada por um dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal.  “Nossa meta é, até o final de 2016, implantarmos mais 17 equipes nas próximas unidades que forem inauguradas”, disse o diretor do Programa de Saúde Bucal, Francisco Biagioni.

Além disso, o município conta com duas unidades Brasil Sorridente/Centros de Especialidades Odontológicas, nos bairros Nova Petrópolis e Alvarenga. A previsão é que em novembro seja entregue a terceira unidade, no Silvina.

Nas unidades são prestados atendimentos nas especialidades de estomatologia (diagnóstico e tratamento de lesões bucais com ênfase em câncer bucal), periodontia (tratamento gengival), endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor (extrações dentárias mais complexas, cirurgias de tecidos moles e ósseos), atendimento a pacientes com necessidades especiais (oncológicos, nefropatas, cardiopatas, gestantes de risco, com agravos neurológicos e outros comprometimentos de saúde), além da oferta de próteses dentárias.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo vence etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *