São Caetano capacita dentistas para teste rápido de HIV/Aids

902 0

Da Redação – Na segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde de São Caetano, por meio do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), capacitou os dentistas da rede municipal a realizarem o teste rápido de fluído oral para HIV/Aids. A capacitação foi no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Dr. Rudolph Kraus Júnior, no Bairro Boa Vista.

O coordenador adjunto do Cepadi, Alexandre Yamaçake, explicou que o objetivo da capacitação é retirar a questão do estigma e preconceito das pessoas que vivem com HIV/Aids. “Alguns que estão passando na Odontologia não sabem que são portadores ou não falam para o dentista por medo.”

“Com esse treinamento, teremos mais uma ferramenta para oferecer aos munícipes. Isso aproximará mais o profissional do paciente, humanizando o atendimento como um todo”, completou a coordenadora das Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica de São Caetano, Christiane Laporta Minciotti.

A ação foi dividida em duas etapas. A primeira já executada habilitou 20 dentistas e uma segunda acontecerá até o fim do ano. O curso é composto de três fases: teórica, para esclarecer como o dentista pode tratar; a questão do portador com segurança e qualidade; e o teste de fluído oral na prática.

Teste de Fluído Oral – É um teste rápido, de triagem, realizado por meio da saliva. É disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O exame fornece o resultado em até 30 minutos.

Cepadi – O Cepadi promove orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites virais, oferta de exames de sorologia e tratamento aos pacientes de HIV, sífilis, hepatites B e C, e DSTs. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano capacita dentistas para teste rápido de HIV/Aids"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *