Palestra da Fundação Pró-Memória aborda vida e obra de Mário de Andrade

807 0

Da Redação – Homem de espírito amplo e irrestrito, de múltiplas visadas, Mário Raul de Moraes Andrade, mais conhecido como o autor de Macunaíma, será tema da palestra Mário de Andrade e a crítica de Arte Moderna no Brasil, que acontece no dia 20 de agosto, às 19h, na Pinacoteca Municipal de São Caetano, organizada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano.

Mário de Andrade foi poeta, cronista e romancista, crítico de literatura e de arte, musicólogo, pesquisador do folclore brasileiro, etnógrafo e fotógrafo. Frente a tantas definições e a sua importância no mundo artístico-cultural, a palestra vai delinear o contexto histórico, social e cultural do Brasil nos tempos de Mário de Andrade e as visões da crítica de arte defendidas por ele ao pensar um projeto moderno para a arte e cultura brasileiras.

Dentre suas múltiplas facetas e atuações na vida cultural da modernidade brasileira, Andrade teve destacada produção como crítico de música e de arte. Sua relação com pintores modernistas é estreita, por vezes íntima. Pode-se dizer que ele é o maior responsável pela divulgação da produção artística do modernismo e pela formulação de uma pauta a ser seguida pelos artistas, orientando temáticas e linguagens.

Colaboradora da Fundação Pró-Memória, a ministrante Mariana Zenaro é jornalista e historiadora. Pós-graduada pelo MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas é pós-graduanda em Arte: crítica e curadoria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). As inscrições para a palestra já estão abertas e podem ser realizadas pelo email eventos@fpm.org.br ou pelo telefone 4223-4780. São oferecidas 70 vagas. A participação é livre e gratuita.

Serviço – Palestra Mário de Andrade e a crítica de Arte Moderna no Brasil, no próximo dia 20 de agosto, às 19h, na Pinacoteca Municipal de São Caetano (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Palestra da Fundação Pró-Memória aborda vida e obra de Mário de Andrade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *