Exposição Transmutação chega à Pinacoteca Municipal de SBC

980 0

Da Redação – Terá início nesta quinta (6), na Pinacoteca de São Bernardo, a exposição ‘Transmutação’, com trabalhos de pacientes da rede de saúde mental que participam de oficina semanal de pintura no espaço. No total, são cerca de 40 trabalhos, desenvolvidos na oficina. O tema, sempre livre, favorece que os autores mostrem um pouco de sua história e personalidade.

Essa é a terceira exposição com obras feitas por artistas da rede de saúde mental. Os quadros também estiveram na biblioteca da Secretaria de Cultura e na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. “A cada mudança de local, novos artistas agregaram suas obras e, hoje, temos oito participantes. A ideia é que mais usuários da rede de saúde mental possam participar”, destacou o coordenador do Núcleo de Trabalho e Arte da Rede de Atenção Psicossocial de São Bernardo do Campo (Nutrarte), Marcos Silveira Almeida.

Almeida explicou que a oficina é um espaço onde os artistas podem se socializar fora do ambiente da unidade de saúde, além de permitir que eles expressem sua criatividade e sensibilidade. “Ao longo do tempo, os autores ganharam autonomia. Agora eles já organizam as exposições e negociam a venda de suas obras”, afirmou.

Além disso, o trabalho artístico desenvolvido na Pinacoteca reflete no projeto terapêutico dos pacientes. “Além do ganho na autoestima, esses artistas se reconhecem na sociedade. Temos casos de pacientes que ficaram em hospitais psiquiátricos muito tempo e, agora, conseguem se socializar”, disse.

A mostra segue até o dia 5 de setembro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 18h, e as quintas, das 10h às 21h. A Pinacoteca fica na rua Kara, 105, no Jardim do Mar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exposição Transmutação chega à Pinacoteca Municipal de SBC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *