3º Turno nas UBSs de São Caetano já traz resultados positivos

1054 0

Da Redação – O Programa Terceiro Turno nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde de São Caetano já traz resultados positivos. A UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153), a primeira contemplada pelo projeto inédito na cidade, registrou média de 70 atendimentos diários no novo período das 19h às 23h. A tendência é que a procura aumente ainda mais.

Para o coordenador médico do Terceiro Turno, Roberto Rodrigues Junior, a avaliação é extremamente positiva. “O número é expressivo, levando em conta que tivemos um feriado prolongado. A expectativa é chegar a uma média de 130 atendimentos diários em menos de um mês. Também estamos estudando acrescentar em breve dentistas, ginecologistas e vacinações”, ressaltou.

“A agenda é espontânea: chegou é atendido. Com isso, o intuito é atingir o maior número de bairros possível. Aqui é Oswaldo Cruz, mas engloba Santa Paula e Boa Vista. Por meio de iniciativa do prefeito Paulo Pinheiro e do secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, estamos inovando. A implantação do projeto será feita em uma UBS por mês. Até o fim do ano, mais seis equipamentos terão os seus horários estendidos”, completou.

Criado para facilitar o acesso aos serviços de Saúde aos que trabalham ou estudam durante o dia todo, o Terceiro Turno disponibiliza um atendimento ágil, eficiente e de qualidade mais perto da casa dos moradores no horário noturno. A equipe conta com pediatras e clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia satélite, recepcionistas, segurança e limpeza.

Cada unidade receberá uma ambulância, que ficará de prontidão para a transferência de pacientes graves ao pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin ou para o Complexo Hospitalar Maria Braido. Todas as UBSs estarão preparadas para promover o atendimento de urgência.

São Caetano tem 10 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo município, com atendimento de segunda a sexta-feira. Em oito, o horário de funcionamento é das 7h às 17h. Na UBS Amélia Richard Locatelli, no Bairro Santa Maria, vai das 7h às 21h.

Funcionamento – No funcionamento diurno da UBS, a forma de atuação é por meio de agendamento e consultas marcadas. No período noturno, das 19h às 23h, a agenda é aberta, sem necessidade da consulta ser marcada. O paciente ao chegar na unidade será prontamente atendido. Para isso, deve apresentar obrigatoriamente o Cid Card, registro criado exclusivamente aos moradores de São Caetano, que privilegia o acesso ao atendimento público de Saúde.

Cid Card – A Prefeitura está em fase de recadastramento do Cid Card dos munícipes. A atividade é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4223-5460/5464/5555.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "3º Turno nas UBSs de São Caetano já traz resultados positivos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *