Atila Jacomussi garante apoio à Fatec na luta contra evasão de alunos

1191 0

Da Redação – O deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) garantiu apoio ao diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Mauá, Roberto Melo, contra evasão escolar. Atila se colocou à disposição para cobrar o governo do Estado a aplicar medidas que minimizem a desistência de, segundo dados da Fatec, 25% dos alunos que se matriculam e não concluem o curso.

Falta de alimentação é apontado por Melo como o principal fator para evasão escolar. Muitos alunos não estão empregado e, apesar de contarem com Passe Livre Estudantil, não têm recursos suficientes para arcar com refeições. “Coloco meu mandato à disposição para fortalecer a luta da Fatec. Essa questão da alimentação é antiga na rede pública de Educação. Meu pai, o vereador Admir Jacomussi (PRP), foi chefe escolar e minha mãe foi professora de Matemática e Física. Eles já me falavam que muitos alunos compareciam as salas de aula de olho na merenda. Vamos batalhar para resolver esse gargalo”, declarou Atila Jacomussi.

Melo externou que os cursos costumam iniciar com adesão de até 1.200 alunos, porém encerram o período com 900 estudantes. A situação é semelhante nas outras seis unidades da Fatec do ABCDMRR e nas demais 63 faculdades espalhadas pelo Estado. “Gostaria de ajuda-los a se alimentar. Nosso problema de evasão escolar é financeiro. Se não mudarmos esse quadro, vamos jogar dinheiro público fora. Estamos investindo em alunos que não concluem o curso, perdem o aprendizado da Fatec, que é de excelência”, explicou o diretor da unidade de Mauá, Roberto Melo.

A direção da Fatec mauaense projeta formatar um manifesto coletivo para unir as sete unidades da instituição na região. A intenção é uniformizar o pleito e ter respaldo do deputado Atila Jacomussi para fazer a interlocução junto ao Palácio dos Bandeirantes. “Vamos nos organizar e regionalizar a discussão. Precisamos que nossos alunos estejam empregados e recebam alimentação. Muitos trocam a sala de aula por um trabalho que vá lhe encher a barriga. Não é possível ensinar o cérebro se o estômago não deixar”, pontuou Melo.

A convite da direção, Atila Jacomussi se reuniu com o diretor da Fatec de Mauá, Roberto Melo, e o coordenador do curso superior de Tecnologia em Logística, Raimundo Donizete de Camargo na manhã desta terça-feira. “Educação é sempre uma pauta prioritária. Precisamos valorizar cada vez mais as instituições de ensino e integrar as Fatecs na região”, finalizou o deputado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Atila Jacomussi garante apoio à Fatec na luta contra evasão de alunos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *