Guardas e policiais do Garra se aperfeiçoam no Canil da GCM de SCS

685 0

Da Redação – Referência no Brasil, o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano ministra o Curso de Cinologia e Cinotecnia Básica. Além de integrantes da corporação, a capacitação é transmitida a guardas do Guarujá, Ferraz de Vasconcelos e Ribeirão Pires, e a agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), tropa de elite da Polícia Civil.

As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira (15/6) e seguem diariamente, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de junho, sempre na sede do Canil (Avenida Guido Aliberti, 20, Centro).

Na abertura, o secretário de Segurança de São Caetano, Marco Antonio Barreiras, exaltou a inscrição dos 35 guardas e policiais no curso. “Quem tem coragem de deixar a zona de conforto em busca de aperfeiçoamento profissional é digno de homenagens. Estes homens serão multiplicadores destes ensinamentos em suas corporações”, observou.

Barreiras também lembrou da inauguração da atual sede do Canil da GCM, em maio de 2014. Até então, o endereço do pelotão eram os fundos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Bairro Mauá. “Com a vinda para cá, São Caetano ganhou uma base de Segurança em um local estratégico, inibindo ações delituosas em uma antiga rota de fuga dos criminosos. Além disso, é um espaço muito mais amplo e adequado para os treinamentos.”

O curso de Cinologia e Cinotecnia Básica vai ao encontro do conceito de integração das forças de Segurança em São Caetano, uma proposta implantada pela Prefeitura em 2013 que tem contribuído para a redução dos indicadores criminais na cidade. GCM, Polícia Militar e Polícia Civil trabalham em conjunto desde o mapeamento da violência até a prisão de bandidos, passando pelo patrulhamento e o intercâmbio profissional. No início do mês, a corporação municipal participou de capacitação para o cumprimento de mandados de prisão de alto risco, no Garra.

“O treinamento é importante em qualquer setor profissional, mas mais ainda na Segurança. Um erro nosso pode causar a morte de um inocente, por exemplo. Por isso é fundamental que estejamos sempre muito bem preparados para atuar nas ruas”, ressaltou o comandante da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar (responsável por São Caetano e parte de São Bernardo), Robinson Castropil.

Os guardas civis municipais de São Caetano Clayton Martinez, Rogério Baunes, Carlos Alberto Silva e Roberto Coelho são os instrutores do curso. “Este treinamento será muito valioso para a vida profissional de cada participante”, projetou o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva.  O Canil possui 13 cães, que também atuam na capacitação.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Guardas e policiais do Garra se aperfeiçoam no Canil da GCM de SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *