Idosos buscam mais qualidade de vida através da dança

464 0

Da Redação – Com o passar dos anos são muitas as limitações que surgem em nosso corpo. As consequências do sedentarismo na terceira idade são o resultado da falta de atividade física ainda na juventude. As barreiras que vão surgindo acabam desenvolvendo doenças na articulação, como artrite, artrose e reumatismo, mais comuns nesta fase da vida.

Atualmente, os idosos vêm tentando driblar esses obstáculos de diversas formas, inclusive na dança, onde o corpo é trabalhado com menos impacto. A ANSP – Associação Nacional de Seguridade e Previdência oferece um espaço para dança de salão, destinado exclusivamente ao público terceira idade.

O objetivo da ANSP em empregar essa modalidade em sua estrutura foi pensando na vida ativa em que os idosos podem levar, através dos desbloqueios e socialização. Deste modo, eles se sentem mais estimulados na prática de atividades comuns que envolvam a família.

Segundo a professora Alline Paz, responsável pelas aulas na associação, a dança na vida idosa ajuda no prazer mental, relaxamento físico e auxilia no tratamento da depressão, que surge em decorrência da dependência física em que alguns idosos são submetidos pelas limitações impostas pelo tempo.

“Ao chegarmos à terceira idade, ficamos mais propícios ao desenvolvimento do grande pesadelo dos idosos, que é a falta de memorização, também conhecida como mal de Alzheimer. A dança incentiva o idoso a trabalhar mais a sua concentração cognitiva por meio dos movimentos que devem ser empregados em cada momento da música, agindo diretamente no raciocínio psicomental”, conclui a professora.

A prática da dança para esse público, também estimula a melhora da circulação sanguínea e promove o bem estar físico na medida em que a relação interpessoal influencia positivamente no comportamento individual e coletivo, reduzindo o estresse e a ansiedade causados pela falta de atividade mental.

Quer saber mais a respeito dos benefícios da dança na terceira idade e como participar das aulas de dança de salão? Então não deixe de acessar o site www.anspbeneficios.org.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Idosos buscam mais qualidade de vida através da dança"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *