Conferência em Mauá debate Direitos da Criança e do Adolescente

1015 0

Da Redação – A Secretaria de Cidadania e Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Mauá promoveram nesta quarta (29), no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro tem como objetivo de debater as questões específicas do segmento.

O evento contou com a participação da sociedade civil e agentes públicos, apontando diretrizes para o trabalho do Conselho e para o desenvolvimento de políticas públicas na área. Como preparação para a Conferência Municipal foram realizadas durante o mês de abril sete conferências livres nos CRAS da cidade – sempre com a participação de crianças e jovens — e uma conferência lúdica e preparatória, no último sábado (25).

Presente à abertura do evento, o Prefeito de Mauá, Donisete Braga, destacou que a Conferência é importante por ajudar a envolver a juventude na elaboração de políticas públicas. “Acredito no potencial de nossa cidade. Temos um povo batalhador, motivado. Ver tantos jovens aqui hoje nos dá ainda mais energia para trabalhar para que nossa cidade possa avançar cada vez mais”, citou o prefeito. Ele aproveitou para elencar algumas ações da administração voltadas especificamente aos jovens, como a Escola Preparatória da UFABC, o CEU das Artes, a gratuidade no Passe Escolar dos estudantes e a construção do Parque da Juventude e da Casa do Hip Hop.

Logo após a abertura oficial o público acompanhou e aplaudiu apresentação de B’boys, jovens alunos das Oficinas Culturais nas aulas do professor Cléber no CRAS São João.

Neste ano, o tema debatido na Conferência foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Após o encontro desta quarta-feira, os mesmos temas serão levados à Conferência Regional, à Estadual, e por fim à Nacional – coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República –, marcada para dezembro.

Durante o encontro, foram eleitos 18 delegados – dez da sociedade civil e oito do poder público, que representarão a cidade nos próximos encontros. Os eleitos pela Sociedade Civil foram: Vitor Alexsandro Brandão de Almeida (8 anos), Ester Ribeiro Ferreira (16 anos), Jonathan Araújo da Cruz Silva (17 anos), Melissa de Souza Oliveira (17 anos), Isadora Aparecida Barbosa Santos (16), Ivonildo Ribeiro, Darcy Bessi, Elvira Ilze de Sena Carvalho, Ivanilda Diamantina Alvete, Ana Claudia de Camargo Torres. E pelo Poder Público: André Gouveia Fratucci Zagato, Célia de Jesus dos Santos, Graciliano Augusto Nobre Tolentino, Gecimar Evangelista dos Santos, Eliane Petrov, Eurico de Marcos Jardim, Diego da Silva Amorim e Bianca Cristina Bartu Arcar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Conferência em Mauá debate Direitos da Criança e do Adolescente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *