VW do Brasil completa 45 anos de exportação com mais de 3,3 milhões de veículos

1071 0

Da Redação – A Volkswagen do Brasil, maior fabricante histórica de veículos do País e líder em exportações no setor automobilístico, acaba de completar 45 anos do primeiro embarque de veículos, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970). Hoje, a marca já totaliza mais de 3,3 milhões de unidades montadas (automóveis e comerciais leves – sem contabilizar CKD) exportadas para 147 países nos cinco continentes.

“A exportação é estratégica e vital para empresa e para o setor. É, sem dúvida, uma alternativa importante às variações do mercado interno. Com esse marco nas exportações, a Volkswagen do Brasil leva a qualidade dos veículos feitos pelos brasileiros para diversos outros mercados no mundo”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações, sendo que Argentina e México são os maiores clientes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Volkswagen do Brasil foi a 32ª maior empresa exportadora do País em 2014, considerando todos os setores, totalizando US$ 1.140.584.013,00. Desde 1998 (período divulgado pelo MDIC), a marca já exportou US$ 19.093.399.769,00. Em 2014 foi a maior exportadora de veículos com 92.553 unidades.

Com mais de 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no País. Atualmente, o Brasil está entre os três maiores mercados para o Grupo Volkswagen no mundo, depois somente da China e da Alemanha.

A empresa utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos, dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Gol é campeão de exportação – O Volkswagen Gol é o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira, tendo totalizado, em 2014, mais de 1,2 milhão de unidades enviadas a 66 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. O modelo é também o mais produzido da história da indústria nacional, com mais de 7,5 milhões de unidades fabricadas no Brasil.

O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e Nigéria. Atualmente, os principais mercados do Gol no exterior são o México e a Argentina, onde o carro brasileiro liderou o mercado por mais de 12 anos consecutivos.
O Gol exportação passa por adaptações apenas para se adequar às exigências legais de cada país. Tecnicamente, a principal mudança ocorre nos sistemas de injeção e gerenciamento dos motores para rodar com gasolina sem adição de etanol, que difere do combustível vendido no Brasil.

Para poder ser exportado para a Rússia, por exemplo Gol passou por testes de resistência para enfrentar baixas temperaturas, que podem chegar a 40ºC negativos. Além da umidade relativa do ar entre 20% e 90%, foram simuladas as mais variadas condições climáticas entre 40ºC e 60ºC negativos. Os componentes que receberam avaliação extremamente rigorosa foram elétricos, guarnições, motor e câmbio. O projeto foi realizado entre 2004 e 2005, com 1.609 unidades exportadas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "VW do Brasil completa 45 anos de exportação com mais de 3,3 milhões de veículos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *