EME Alcina Dantas Feijão comemora 50 anos em São Caetano

1125 1

Da Redação – Nesta quarta-feira (08/03), alunos, professores e convidados da EME Alcina Dantas Feijão farão o depósito de uma cápsula do tempo no jardim em frente ao seu prédio no Bairro Mauá. Essa é uma das atividades que celebram os 50 anos de existência da primeira escola municipal de São Caetano do Sul.

A história conta que, em 8 de março de 1967, fora criado o Ginásio Comercial, num convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Já no ano seguinte, São Caetano do Sul assumiu a escola, que passou a se chamar Colégio Comercial Professora Alcina Dantas Feijão. A partir de então, muitas conquistas educacionais valorizam sua trajetória.

“Foi a primeira no ABC, em 2002, a ser reconhecida como escola associada da Unesco, por sua qualidade de ensino e projetos de cidadania”, ressalta a secretária de Educação, Janice Paulino César.

Várias vezes classificadas entre as melhores unidades públicas do Brasil, a EME Alcina Dantas Feijão chega ao seu cinquentenário também com boas novidades. Nesta terça-feira (07/03), professoras finlandesas estarão na escola validando o projeto Scala, uma plataforma digital que tem o uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula.

Comemoração – A atual diretora é Maiberte Brogliato, que tem 26 anos de atuação na rede de ensino de São Caetano do Sul, sendo 20 deles como professora e coordenadora na própria Alcina. “Minha vida foi construída aqui. Foram muitas conquistas pessoais e profissionais nesse período. É um momento único, porque aqui temos uma grande família Alcina e já sentimos um clima especial, de parceria e envolvimento, de professores, funcionários, alunos e ex-alunos”, diz a diretora.

As comemorações começam nesta quarta-feira (08/03), em três períodos, para alunos e autoridades convidadas, sempre com exposição sobre a história da escola e apresentação da Banda Marcial. Nas primeiras atividades, pela manhã, haverá o fechamento de uma cápsula do tempo, com cartas de alunos e itens atuais. E um professor de axé, que atuou na escola, vai trazer uma aula especial para reviver os anos 90.

“A Alcina marcou a vida de muitos alunos, é bacana ouvir tanta gente vivenciando esse momento festivo”, afirma a secretária de Educação. A escola também terá uma comemoração oficial no dia 26 de abril, no Teatro Santos Dumont, com homenagem a ex-alunos brilhantes e outros atrativos.

Alcina e todos os nomes da escola
08/03/1967 – Ginásio Comercial de São Caetano do Sul
15/08/1968 – Colégio Comercial Municipal Prof ª Alcina Dantas Feijão
09/04/1976 – Centro Interescolar Municipal Prof ª Alcina  Dantas Feijão
17/11/2004 – EME Profª Alcina Dantas Feijão

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "EME Alcina Dantas Feijão comemora 50 anos em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *