Exposição Ecotoy Art 2016 traz bonecos inéditos e oficina gratuita para criança

288 0

Da Redação – O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, apresentam no mês do meio ambiente a exposição Ecotoy Art 2016, entre os dias 2 a 19 de junho, no Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP). A mostra traz 25 Ecotoys arts inéditos confeccionados, com variados materiais reciclados, por grafiteiros, designers e ilustradores de diversas regiões do Brasil.

A Toy Art, em síntese, é uma “tela” em três dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. O ato é uma manifestação artística contemporânea que se apropria do brinquedo enquanto suporte transformando-o em obra de arte. E, hoje em dia, se tornou um objeto de desejo para o mercado mundial com peças produzidas em tiragens limitadas e altamente customizadas.

“Com a Ecotoy Art divulgamos consciência ambiental por meio da arte e fazemos um convite ao olhar crítico para a atual sociedade do consumo. Mostramos também um caminho de reuso através da ressignificação de embalagens que se transformam em um suporte tridimensional para o artista explorar sua criatividade e de forma acessível”, comenta o organizador do projeto, Ricardo Lima. Nesta edição foram convidados os artistas Flavio Rossi, Saramello, Bruno Honda Leite, Jota Azevedo e o Antonio Duque, o “Tota” de Santo André/SP.

A primeira oficina será realizada no dia 4 junho pelo artista da região “Tota”, que há mais de 20 anos ministra aulas de grafite no Grande ABC.  O objetivo do workshop é incentivar a reutilização de embalagens pós-consumo, através da construção de uma peça única de Toy Art, explorando características como formas, cores e sensações táteis, adicionando novos valores às peças.

“O consumo consciente está entre as preocupações da Braskem. Por meio do nosso apoio, conseguimos através das oficinas proporcionar uma maneira prazerosa e lúdica de estimular a criatividade das crianças e ensinar a importância da sustentabilidade”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

No mesmo dia do início do workshop, os visitantes poderão ver a montagem do boneco produzido pelo designer de Recife, Jota Azevedo. Com cerca de 1,70 metro de altura, o EcoToy desenvolvido pelo artista tem como matéria-prima peças de computador. A outra reprodução em tamanho real apresentada na exposição foi desenvolvida pelo design e ilustrador Bruno Honda Leite, adepto da retrorreciclagem, criação de toys usando canetas permanentes e material reciclado.

Para saber mais sobre o projeto, acesse

Serviço – Exposição Ecotoy Art 2016, no Grand Plaza Shopping (Av. Industrial, 600, no bairro Jardim, em Santo André. Telefone: (11) 4437-5000), de 2 a 19 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h. Evento gratuito. Atração: Oficinas Ecotoy Art 2016, nos dias 4, 5, 10, 11, 17 e 18 de junho das 15h às 19h. As oficinas são destinadas ao público infantil, de 7 a 12 anos. Não será necessário fazer inscrição. A participação é gratuita, mas os interessados devem levar suas embalagens pós-consumo e todos receberão um kit com materiais para a produção

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exposição Ecotoy Art 2016 traz bonecos inéditos e oficina gratuita para criança"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *