150 alunos sobem ao palco no Festival Escolar de Dança de SCS

110 0

Da Redação – A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última semana (2), o 4º Festival Escolar de Dança. Apresentaram-se no palco do Teatro Paulo Machado de Carvalho cerca de 150 alunos dos 4º e 5º anos das sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de ensino integral da cidade.

As aulas de dança fazem parte das oficinas oferecidas regularmente no contraturno das aulas. “Neste evento, os familiares de nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da diversificada formação cultural, artística e esportiva que nossas EMEFs de período integral oferecem”, diz a secretária de Educação Janice Paulino César. “Foi emocionante. Muitas crianças nunca haviam subido em um palco antes”, destaca a professora Débora Banheti dos Santos, professora responsável pelas oficinas de dança e coordenadora do evento.

O festival encantou a plateia familiar com diferentes estilos de dança, mas o prazer estético não é o único objetivo das oficinas, explica a professora Débora: “As aulas de dança também proporcionam maior percepção do corpo e de suas potencialidades, além de situar a escola também como centro de cultura, arte e lazer, tornando-a corresponsável pela formação do cidadão e da sociedade”.

Dança, arte e ciência no currículo

A dança é uma das atividades regulares oferecidas no contraturno das sete EMEFs de período integral de São Caetano do Sul. Insere-se dentre as atividades artísticas e culturais do currículo, juntamente com artes (cênicas, plásticas e visuais) e musicalização. São oferecidas, também, atividades esportivas e motoras, como iniciação esportiva e expressão corporal; atividades para o aprimoramento da linguagem, incluindo oficinas de produção de texto e ensino de idiomas; iniciação científica e robótica.

A grade curricular é comum a todas as escolas, mas cada unidade tem autonomia para inserir atividades que estejam alinhadas com a proposta pedagógica. Assim, por exemplo, a EMEF Eda Mantoanelli tem o “Almoço Legal”, que oferece diversas atividades de lazer durante a hora do almoço (contação de histórias, sala de brinquedos, fantasias, música etc.), a EMEF Elvira Braido oferece vivências no laboratório, a EMEF Padre Luiz Capra faz um trabalho com jogos matemáticos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "150 alunos sobem ao palco no Festival Escolar de Dança de SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *