Aplicativo VcSBC Zeladoria Urbana recebe prêmio internacional do BID

680 0

Da Redação – O VcSBC, aplicativo para celulares e tablets que funciona como serviço de zeladoria urbana on-line da Prefeitura de São Bernardo, recebeu nesta terça-feira (19), em Washington, nos Estados Unidos, o Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos, que avalia experiências administrativas de órgãos públicos de toda a América Latina e Caribe. O prêmio é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O secretário de Administração, José Augusto Guarnieri Pereira, representou o prefeito Luiz Marinho na cerimônia.

Disponível para os moradores desde junho de 2015, o VcSBC foi desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Instituto TIM e possibilita a qualquer cidadão requisitar, por celulares e tablets, diversos serviços públicos. O sistema foi escolhido o melhor na categoria “Cidades e Big Data”. Também foi vencedora nessa categoria uma ação da prefeitura de Fortaleza sobre mobilidade urbana. Cidades do Equador, Guatemala e Venezuela também foram premiadas.

Para chegar aos vencedores, um painel de especialistas em gestão pública e inovação avaliou 95 experiências. O fomento à criatividade e o nível de modernização das iniciativas foram alguns dos critérios levados em conta. Com a premiação, a meta do BID é que São Bernardo sirva de modelo para outras cidades do mundo.

Pelo VcSBC, os moradores podem solicitar on-line, através de celular ou tablet, mais de 100 serviços da Prefeitura, como de varrição de vias, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes e reparos de buracos na rua. O sistema, que conta com tecnologia de geolocalização, permite, inclusive, anexar e mandar fotos para ilustrar as demandas.

De acordo com o secretário de Coordenação Governamental e responsável pela Pasta de Serviços Urbanos Tarcisio Secoli, um dos gestores do VcSBC, o prêmio é a prova de que o investimento feito pela Prefeitura em tecnologia foi acertado. “Estamos usando as ferramentas tecnológicas para fazer com que o munícipe possa informar em tempo real demandas de manutenção da cidade e contribuir, dessa forma, para a melhoria na qualidade de vida de todos.”

O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou baixado diretamente, de forma gratuita, em smartphones e tablets que operem com os sistemas Android e IOS.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Aplicativo VcSBC Zeladoria Urbana recebe prêmio internacional do BID"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *