Saúde reforça compromisso de enfrentamento à Covid-19 em visita ao Amazonas

88 0

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Pinheiro, se reúne com gestores locais e visitou instituições de saúde de Manaus

Texto: Marina Pagno (Ministério da Saúde)

Da Redação – Representantes do Ministério da Saúde estão em Manaus, nesta segunda-feira (04/01), para alinhar novas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Amazonas. A visita é liderada pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da pasta, Mayra Pinheiro, a pedido do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Em reunião com o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, e autoridades locais, Mayra Pinheiro destacou que, desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde não mediu esforços para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. 

“O Amazonas foi o primeiro estado do Brasil onde nós contratamos, com recursos o Ministério da Saúde, cerca de 400 profissionais que foram treinados exclusivamente para enfrentamento da Covid-19. Para o estado, foram R$ 513 milhões de recursos extraordinários enviados para o enfrentamento da pandemia. Foram habilitados pelo Governo Federal 172 novos leitos. Em termos de equipamentos, 382 novos ventiladores”, disse. 

A secretária também afirmou que irá discutir novas estratégias com as autoridades locais e reafirmou o compromisso do Governo Federal no combate à pandemia: “Estamos de novo aqui, dispostos a permanecer o tempo que for preciso, para somarmos todos os esforços de garantir equipamentos, recursos humanos, protocolos e rotinas de treinamentos, para que não falte a nenhum cidadão do estado do Amazonas o socorro que é garantido constitucionalmente pelo SUS”. 

Além do suporte técnico, Mayra Pinheiro reforçou a orientação para que a população siga adotando as medidas de higiene e de distanciamento social para conter a transmissão do coronavírus, além da busca pelo tratamento precoce nos postos de saúde. 

“Para diminuir o número de internações, é importante que a gente possa dar aos pacientes o direito de receber essas medicações comprovadas por diminuírem a taxa e o tempo de internamento e de mortes. Se nós queremos evitar o prolongamento do colapso nos sistemas, é preciso que a gente tenha como uma das estratégias a adoção do tratamento precoce, que possui mais de 150 evidencias cientificas”, concluiu. 

Ao longo do dia, a comitiva do Ministério da Saúde fará visitas a seis unidades de saúde de Manaus. 

“Queremos visitar as unidades para saber da situação dos pacientes e dos profissionais de saúde, para que, assim, a gente possa ter uma noção dos espaços que estão sendo utilizados e possa orientar melhor a utilização desses espaços. É urgente que nós possamos ter a real necessidade de leitos, de equipamentos e de profissionais para que o Ministério da Saúde possa providenciar todos os recursos que forem necessários para socorrer a população do Amazonas. Esse é o nosso objetivo maior”, explicou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Saúde reforça compromisso de enfrentamento à Covid-19 em visita ao Amazonas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *